Microcredenciais > CURADORIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIA PARA PRÁTICAS ATIVAS CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): Fernanda Campos FORMADOR (ES): Rute Pereira, Sandra Tavares INÍCIO: 2024-02-06 FIM: 2024-04-01 CANDIDATURAS DE: 2023-12-14 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-01-14 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: No contexto da cultura digital, de transformação e de inovação constante, a curadoria educacional tornou-se uma estratégia necessária para a seleção, a organização e a partilha de conteúdo. Em meio ao excesso de informação, das novas formas de ensinar e de aprender, os docentes tornam-se curadores do conhecimento ao mesmo tempo que orientam práticas ativas e colaborativas de aprendizagem. Neste sentido, esta formação pretende refletir sobre o excesso de informação em tempos de cultura digital e propor estratégias de avaliação e curadoria da informação. Simultaneamente, indicar estratégias para encontrar, agrupar, organizar e compartilhar informação na prática educativa. DESTINATÁRIOS: Formadores; Educadores; Professores do Ensino Básico, Secundário e no Ensino Superior; e todos os potenciais interessados que pretendam obter conhecimentos e práticas fundamentais na curadoria educacional. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025 (para o efeito, se for o caso, no formulário de candidatura, deverá identificar a respetiva entidade empregadora / parceiro da UAb). CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Habilitação mínima: 12º ano de escolaridade ou equivalente • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação OBJETIVOS: · Avaliar a informação verificando a credibilidade. · Compreender a origem da curadoria e o papel do curador na cultura digital. · Reconhecer as etapas da curadoria para propor práticas ativas. · Elaborar uma proposta de curadoria a ser aplicada em contexto educativo CONTEÚDOS: Este curso faz parte do Plano de Formação em Educação a Distância e Digital. Programa: • Ambientação ao contexto online • Cultura digital e informação • Curadoria: estratégias para o excesso de informação • Educação e curadoria • Projeto educacional de curadoria METODOLOGIA: O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Poderá conhecer o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta no link: https://portal.uab.pt/modelo-de-ensino/ AVALIAÇÃO: Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). O formando deverá também elaborar um projeto de curadoria com aplicação dos conteúdos do curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 12 de Dezembro de 2023