Microcredenciais > ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM CRÉDITOS / ECTS: 5 ECTS DURAÇÃO: 130 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, Maria Rosário Bastos VICE-COORDENADOR (ES): António Eduardo Martins, José António Moreira FORMADOR (A): Maria Idalina Figueiredo dos Santos INÍCIO: 2025-04-01 CANDIDATURAS DE: 2025-02-25 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-24 CUSTO: 0€ (curso gratuito) NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: Esta microcredencial propõe uma abordagem abrangente e crítica sobre os ecossistemas digitais de aprendizagem, explorando a interação entre tecnologias, pedagogias e ambientes digitais em contextos educativos formais e informais. Nesta perspetiva será abordado o conceito de ecossistemas de aprendizagem, analisando suas características fundamentais e as relações entre ambientes digitais, formais e informais. A partir de diferentes estudos na microcredencial serão analisados o desenho e a criação de ecossistemas personalizados de aprendizagem, as dinâmicas entre atores humanos e não humanos e as implicações éticas e de sustentabilidade no uso das tecnologias digitais. Serão discutidas questões como a inclusão, a segurança e as barreiras de acesso, procurando preparar os formandos para planear e implementar ambientes digitais que promovam uma aprendizagem colaborativa, conectiva e personalizada. DESTINATÁRIOS: São destinatários desta microcredencial todos aqueles que pretendam aprofundar o seu conhecimento sobre as zonas costeiras, nomeadamente nas suas vertentes da História Ambiental e Turismo, bem como, de processos digitais e em rede. Consideram-se como destinatários privilegiados os seguintes públicos: 1) Titulares do grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente e com residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação; 2) Educadores de áreas de formação relacionadas com o tema do curso; 3) Profissionais de áreas adstritas à gestão do território, turismo, história, ambiente, literacia digital, entre outras; 4) Empreendedores na área do turismo com especial ênfase nas zonas costeiras; 5) Técnicos superiores cuja atividade profissional se relacione com zonas costeiras; Autarquias, Associações, ONG’S, entre outras entidades. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: 1. Explorar os conceitos de ecologias digitais aplicados a contextos formativos e educativos; 2. Desenvolver estratégias para criar ambientes digitais de aprendizagem sustentáveis, seguros, colaborativos e centrados na comunicação entre atores humanos; 3. Analisar as interações entre tecnologias, pedagogias e ambientes digitais. CONTEÚDOS: 1. Conceitos Fundamentais de Ecossistemas de Aprendizagem 2. Dinâmicas e Interações no Contexto Digital 3. Inclusão, Segurança e Sustentabilidade Digital COMPETÊNCIAS: a) Compreender o conceito de ecossistemas digitais de aprendizagem e as suas implicações educativas; b) Planear e implementar ecossistemas de educação e formação digital, identificando ambientes digitais para contextos específicos de aprendizagem. METODOLOGIA: As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O primeiro semestre é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. Nesta microcredencial do curso de especialização “História Ambiental e Turismo nas zonas costeiras portuguesas” é adotado o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 24 de Fevereiro de 2025