Microcredenciais > Educação a Distância e Digital CRÉDITOS / ECTS: 4 ECTS DURAÇÃO: 104 horas COORDENAÇÃO : António Moreira, Fátima Goulão, Susana Henriques FORMADOR (ES): Idalina Santos, Raquel Cunha, Marta Carvalho, Tânia Fonseca INÍCIO: 2025-09-16 FIM: 2025-10-18 CANDIDATURAS DE: 2025-06-17 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-09-02 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) NOTAS IMPORTANTES: Para a submissão da candidatura deverá anexar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: Documento de Identificação (traçando-o para efeitos de candidatura à UAb); Certificado de habilitações e, se aplicável, o Documento de Equivalência de Estudos para formações realizadas numa Instituição de Ensino Superior fora de Portugal – Declaração NARIC que complementa o reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de ensino superior. Clique, por favor, neste link. Cópia de domicílio fiscal (aceder ao site do Portal das Finanças/Fazer “Login”/ selecionar “Todos os Serviços”/“Documentos e Certidões”/“Pedir Certidão”/“Domicílio Fiscal”/“Confirmar”/“Obter”). ALERTA: O Formulário de Candidatura é comum a toda a oferta da UAb e estando a decorrer inscrições em Cursos que obrigam a escolha de local de exame, não há a possibilidade de o desabilitar pelo que no “Local Exame” deverá indicar, por favor, um local de exame aleatório para prosseguir com a sua candidatura. Guia de Curso ENQUADRAMENTO: A Universidade Aberta apresenta uma proposta formativa de Educação a Distância e Digital (EaDD), cujo objetivo principal é fomentar o desenvolvimento de competências pedagógicas para este regime de ensino. Esta proposta resulta da experiência adquirida através dos cursos de formação de formadores para a docência online, ministrados pela UAb ao longo da última década, para públicos diversos e adaptados às mudanças tecnológicas. Visando conferir conhecimentos especializados no âmbito da formação para a docência digital, em que se incluem a conceção e avaliação de atividades para o processo de ensino-aprendizagem digital, a comunicação, a gestão do tempo e a organização de trajetos educativos, bem como a familiarização com as ferramentas tecnológicas e os modos de interagir online, tem também o objetivo de integrar na prática de lecionação tanto a reflexão pedagógica como a investigação desenvolvida no âmbito da Educação a Distância, acrescentando às componentes de lecionação digital anteriormente referidas uma dimensão teórico-analítica, que constitui uma importante contextura para o futuro desempenho letivo do formador em regime de EaDD. Este programa será organizado em módulos de duração curta (de 1 a 2 ECTS – um a dois meses), temáticos, nos quais os formandos poderão desenvolver competências específicas necessárias para a sua prática pedagógica. O percurso em EaDD inclui as seguintes Microcredenciais: UC1 - Docência Digital em Rede (1 ECTS), de 16-09-2025 a 18-10-2025 UC2 - E-Atividades no Desenho de Cursos (1 ECTS), de 21-10-2025 a 15-11-2025 UC3 - Projeto de UC em Ambiente Digital (2 ECTS), de 18-11-2025 a 12-01-2026 PARA A OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SERÁ OBRIGATÓRIA A FREQUÊNCIA NAS 3 MICROCREDENCIAIS QUE INTEGRAM O PERCURSO EM EaDD. DESTINATÁRIOS: Docentes e Formadores de Adultos. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025 CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Idade mínima: 23 anos; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: Refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as dinâmicas comunicativas e interativas dos contextos educativos presenciais e de EaDD; • Contactar com ferramentas tecnológicas que permitem diferentes tipos de comunicação e interação; • Analisar diversas formas de apoio ao estudante online. CONTEÚDOS: ver Guia de Curso. COMPETÊNCIAS: • Reconhecer formas diferentes de comunicar e interagir em EaDD; • Associar propósitos de comunicação pedagógica a possibilidades de ferramentas tecnológicas; • Analisar ferramentas tecnológicas em função dos objetivos comunicativos e pedagógicos; • Promover diferentes formas de apoio ao estudante online. METODOLOGIA: A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). AVALIAÇÃO: Contínua, baseada na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 17 de Junho de 2025