Pós-Graduações > EDUCAÇÃO SOCIAL CRÉDITOS / ECTS: 60 DURAÇÃO: 1560 horas COORDENADOR (A): Filipa Seabra VICE-COORDENADOR (A): Susana Henriques INÍCIO: 2018-03-14 CANDIDATURAS DE: 2017-12-05 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-02-28 CUSTO: 1100€ ETIQUETAS: Cultura Educação Educação Social Sociedade Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Despacho de Abertura CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: O Curso de Pós-Graduação em Educação Social, visa primeiramente aumentar a base de conhecimentos e competências dos graduados para o exercício da profissão de Educador Social. Neste contexto, o curso de Pós-Graduação em Educação Social tem como objetivos gerais: • capacitar os estudantes para a prospeção, planeamento, implementação e avaliação de projetos de natureza educativa, cultural, social e recreativa, junto de uma diversidade de públicos-alvo e numa variedade de contextos; • preparar os estudantes para prestar apoio de caráter pedagógico, cultural, social e recreativo a indivíduos (sãos ou portadores de deficiências), grupos e comunidades abrangidos por equipamentos sociais, com vista à melhoria das condições de vida; • aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos no campo do saber da Educação Social. Espera-se que, no final do percurso formativo, os estudantes tenham desenvolvido as seguintes competências: • de análise e reflexão fundamentadas teoricamente sobre necessidades educativas em diferentes contextos sociais; • de intervenção educativa informada e intencional em diversos contextos e problemáticas; • de planeamento, implementação e avaliação de projetos de natureza educativa junto de pessoas e grupos, com vista à melhoria das condições de vida. DESTINATÁRIOS: O Curso de Pós-Graduação em Educação Social destina-se a Licenciados em Educação, Ciências da Educação, Educação Social, bem como a outros licenciados da área social. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Educação, Especialização em Educação Social: a) Titulares do grau de licenciado ou de equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior, obtido no estrangeiro que tenha sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para a realização deste ciclo de estudos. Requisitos: A frequência do curso exige que os candidatos tenham acesso regular a um computador com ligação à internet, uma conta de correio eletrónica ativa, possuam conhecimentos de informática na ótica do utilizador e conhecimentos de inglês que permitam a leitura e interpretação de textos. CONTEÚDOS: As atividades letivas do curso são antecedidas do Módulo de Ambientação Online, de frequência obrigatória, que se inicia a 5 de março de 2018. 1.º SEMESTRE - A Educação na Sociedade Atual - Educação Sénior - Intervenção Educativa no âmbito de Necessidades Educativas Especiais - Tecnologias de Informação e Comunicação em Ambientes Educativos 2.º SEMESTRE - Comunicação Intercultural - Animação e Mediação Leitora - Pedagogia Social e Intervenção Socioeducativa - Investigação e Projetos de Intervenção em Educação Social METODOLOGIA: Este Curso está disponibilizado apenas para a frequência em regime de tempo integral (com a duração de 1 ano). O Curso de Pós-Graduação em Educação, Especialização em Educação Social está organizado em dois semestres letivos, contando com um total de 60 ECTS. O 1.º semestre inclui 5 unidades curriculares – três obrigatórias e duas opcionais, pelo que o estudante realizará apenas 4 unidades curriculares – e o 2.º semestre inclui 4 Unidades Curriculares obrigatórias. Na presente edição da Pós-Graduação, apenas uma das unidades curriculares opcionais estará em oferta – Jovens: trajetórias, saúde e afetos. As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades curriculares deste curso funcionam em regime a distância, completamente virtual, com recurso a uma plataforma de elearning. O primeiro semestre é antecedido por um módulo inicial totalmente virtual – de Ambientação Online – com a duração de 2 semanas, com o objetivo de o(a) ambientar ao contexto virtual e às ferramentas de e-learning e de lhe permitir a aquisição de competências de comunicação online e de competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. Os antigos alunos da Universidade Aberta que já tenham frequentado outros cursos neste regime ficam isentos da frequência deste módulo inicial. O módulo de ambientação é precedido por uma sessão presencial, onde o/a estudante receberá as indicações sobre o acesso à plataforma e ao curso, fará um primeiro contacto com a coordenação e a equipa docente da Pós-Graduação e formalizará o seu contacto com a Universidade Aberta. Cada semestre desenvolve-se durante um período de cerca de 20 semanas, estando entre 4 a 5 semanas reservadas a atividades de avaliação final. Para mais informações consultar o Kit do estudante virtual em http://www.uab.pt/web/guest/estudar-nauab/estudante/kit-do-estudante-virtual AVALIAÇÃO: A avaliação em cada uma das unidades curriculares assume exclusivamente a modalidade de avaliação contínua. A avaliação contínua contempla um conjunto diverso de estratégias e instrumentos como, por exemplo, participação em fóruns, elaboração de artigos e/ou portefólios. A aprovação no curso de Pós-Graduação requer aprovação em todas as unidades curriculares, com uma classificação igual ou superior a 10 valores, dentro da escala utilizada – de 0 a 20 valores. A classificação final corresponde à média ponderada das unidades curriculares que a integram. A Pós-Graduação em Educação Social é certificada por diploma de estudos pós-graduados e pressupõe a frequência e aprovação da totalidade das unidades curriculares que constituem o curso. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 30 de Maio de 2017