Formação Contínua de Professores > Design da Aprendizagem para Contextos Online e Híbridos (DACOH) CRÉDITOS / ECTS: 1 DURAÇÃO: 26 horas FORMADOR (ES): Lina Morgado, Paula Carolei INÍCIO: 2022-01-24 CANDIDATURAS DE: 2021-11-08 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-01-16 CUSTO: 90€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ENQUADRAMENTO: O curso desenvolve-se a partir dos resultados de investigação de um projeto de investigação em curso no Laboratório de Educação a Distância e eLearning/DEED sobre design da aprendizagem em contextos elearning, híbridos e blended learning para vários perfis de docentes e atores em contextos formativos. Tem como objetivo apresentar e efetuar um percurso de experimentação de artefactos e técnicas de design na escolha, adaptação ou elaboração de recursos, atividades e intervenções que são projetadas pelo docente em contexto elearning, híbrido ou blended. O modelo de curso é baseado numa metodologia de design da aprendizagem, e reflexão sobre práticas pedagógicas dando visibilidade ao planeamento das estratégias pedagógicas e consciencialização das opções realizadas. Encontra-se integrado e financiado pela unidade de investigação e desenvolvimento (UID 4372) Laboratório de Educação a Distância e eLearning onde decorre o projeto de pós-doutoramento Nº UID4372/FCT-FA PPhD2020-03 Projetar- Concretizar-Atuar: a contribuição do design educacional para a pesquisa -formação de educadores. DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-111212/21. Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática. OBJETIVOS: O curso tem como objetivos introduzir os formandos/docentes às técnicas de design da aprendizagem online de forma sustentada nas metodologias que decorrem da investigação realizada neste campo. No final os formandos serão capazes de: 1) desenvolver percursos de experimentação de artefactos e técnicas de design da aprendizagem para contextos de aprendizagem online, híbrida ou blended 2) selecionar, adaptar e elaborar recursos, atividades e intervenções projetada pelo docente/formador para contextos elearning, híbridos ou blended learning. 3) integrar na prática pedagógica as evidências da investigação atual no campo do design educacional. CONTEÚDOS: 1. Introdução ao design educacional (1 hora) 2. Tendências no design da aprendizagem online, híbrida e blended (5 horas) 3. Exploração de Percursos do Design Educacional e dos Artefactos (Frameworks, Cleckpoints, Canvas, etc) (8 horas) 4. Planeamento e Adaptação de um Projeto (10 horas) 5. Apresentação do Projeto (2 horas) BIBLIOGRAFIA: Carolei, P. & Morgado, L. (2020). Design da Aprendizagem para Contextos Online e Híbridos, LE@D. METODOLOGIA: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. É neste contexto estruturado especificamente para este curso onde decorre a comunicação/interação entre os participantes e formadoras, se realiza a partilha de conhecimento, de experiências, se realizam as aprendizagens significativas permitindo a criação de comunidades de aprendizagem. Espera-se que o formando tenha uma participação ativa no curso. O curso está estruturado de acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para o 2º ciclo. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante a ação o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore uma e-atividade de aprendizagem. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 10 de Novembro de 2021