Nesta unidade curricular será apresentado um mapa conceptual em torno da Viagem, da Paisagem, da Memória e do Património. Hodiernamente, importa ter presente políticas preocupadas com a justa Memória (seguindo a designação do filósofo Paul Ricoeur), ter uma visão crítica do Património, um habitar consciente das dimensões complexas da Paisagem e, finalmente, um posicionamento amplo e criterioso sobre a Viagem, numa era de mobilidades expandidas. Sob o mote de Fernando Pessoa: “Vivemos todos, neste mundo, a bordo de um navio saído de um porto que desconhecemos para um porto que ignoramos; devemos ter, uns para os outros, uma amabilidade de viagem” (Bernardo Soares), procuramos, assim, capacitar para uma visão ética e política sobre a viagem, a paisagem, a memória e o património.
DESTINATÁRIOS:
São destinatários desta microcredencial:
1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso;
2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: :
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a este curso:
• titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente;
• titular de residência em Portugal.
OBJETIVOS:
• Tomar conhecimento de categorias relevantes em torno da Filosofia da Viagem, da Paisagem, da Memória e do Património;
• Articular distinções conceptuais fundamentais, tais como: espaço (físico) e lugar (narrativo); o habitante versus o turista; “políticas da justa memória”;
• Dominar diferentes categorias de viajante, tais como as categorias paradigmáticas do alpinista; do turista e do peregrino;
• Ser capaz de conceber “viagens de autor”.
CONTEÚDOS:
1. Introdução aos tópicos da Filosofia da Viagem
2. Fenomenologia e hermenêutica da viagem
3. Filosofia da Paisagem: urbana e natural
4. Viagem na literatura
5. O viajante: categorias
COMPETÊNCIAS:
1. Adquirir as ferramentas necessárias para criar “viagens de autor” e roteiros diferenciadores;
2. Contactar com a literatura de viagem fundamental (textos canónicos);
3. Compreender o lugar da viagem na formação do ser humano moderno;
4. Traçar um roteiro de viagem, que se queira experiencial, tendo presente a complexidade a operar no viajante, com rostos e intentos diversos — o explorador alpino entregue à solidão da sua aventura na natureza (o indivíduo); o turista hedonista imerso na massificação (o peso do coletivo); o peregrino em busca de religação ao sagrado ou espaços sagrados (indivíduo/comunidade);
5. Ser capaz de pensar num roteiro afetivo, narrativo e experiencial que dê densidade, profundidade e valor acrescido aos espaços a visitar, revelando-os como lugares de memórias, mitos, tempos intensificadores da humanidade que somos em viagem.
METODOLOGIA:
Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas
em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Onlinecom a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.