Microcredenciais > Formação Digital em Rede CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): José António Moreira FORMADOR (ES): Idalina Santos, Ana Machado INÍCIO: 2024-09-17 FIM: 2024-10-22 CANDIDATURAS DE: 2024-06-24 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-07-23 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: A mudança de paradigma educativo e formativo implica uma política ativa de formação, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas. Com esta microcredencial de iniciação à Formação Digital em Rede pretende-se que os formandos conheçam os novos desafios da Formação Digital (em Rede), relacionados com os diferentes espaços virtuais e ambientes personalizados de aprendizagem; desenvolvam competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais em rede; analisem atividades de aprendizagem em ambientes digitais em rede; e incorporem o digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias. DESTINATÁRIOS: Formadores e outros Profissionais da área da Educação / Formação (p.e. concetores e gestores de formação; coordenadores pedagógicos; consultores de formação; ...) que pretendam desenvolver competências básicas para a conceção e organização de cenários de aprendizagem enriquecidos com o digital. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa; 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros INA; IEFP e Turismo de Portugal; 3º Ordem cronológica do registo da candidatura e possuir experiência profissional, comprovada, na área da Educação / Formação. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) OBJETIVOS: • Compreender processos de comunicação e interação em contextos formativos em rede; • Conhecer diferentes modelos pedagógicos para contextos de formação digital online; • Conhecer plataformas e tecnologias digitais, numa ótica comunicativa e formativa; • Conhecer os elementos fundamentais para a criação de e-atividades em ambientes digitais; • Analisar contextos e práticas de avaliação com o apoio de tecnologias digitais. CONTEÚDOS: - TEMA 1- Educação, Comunicação e Colaboração Digital - TEMA 2- Ambientes, Plataformas e Tecnologias Digitais - TEMA 3- Atividades de Aprendizagem Digital - TEMA 4- Práticas de Avaliação Digital METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores, através do Modelo Pedagógico Virtual da UAb: https://portal.uab.pt/modelo-pedagogico-virtual/ . A presente microcredencial é lecionada na modalidade de eLearning, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A microcredencial tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e na resolução de problemas. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante a duração da microcredencial o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que desenvolva um trabalho final que reflita os conhecimentos adquiridos durante o período em que decorreu a formação. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da microcredencial serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 24 de Junho de 2024