A mudança de paradigma educativo e formativo implica uma política ativa de formação, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas.
Com esta microcredencial de iniciação à Formação Digital em Rede pretende-se que os formandos conheçam os novos desafios da Formação Digital (em Rede), relacionados com os diferentes espaços virtuais e ambientes personalizados de aprendizagem; desenvolvam competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais em rede; analisem atividades de aprendizagem em ambientes digitais em rede; e incorporem o digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias.
DESTINATÁRIOS:
Formadores e outros Profissionais da área da Educação / Formação (p.e. concetores e gestores de formação; coordenadores pedagógicos; consultores de formação; ...) que pretendam desenvolver competências básicas para a conceção e organização de cenários de aprendizagem enriquecidos com o digital.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: :
• Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente;
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
1º Ter submetido candidatura completa;
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros INA; IEFP e Turismo de Portugal;
3º Ordem cronológica do registo da candidatura e possuir experiência profissional, comprovada, na área da Educação / Formação.
• Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)
OBJETIVOS:
• Compreender processos de comunicação e interação em contextos formativos em rede;
• Conhecer diferentes modelos pedagógicos para contextos de formação digital online;
• Conhecer plataformas e tecnologias digitais, numa ótica comunicativa e formativa;
• Conhecer os elementos fundamentais para a criação de e-atividades em ambientes digitais;
• Analisar contextos e práticas de avaliação com o apoio de tecnologias digitais.
CONTEÚDOS:
- TEMA 1- Educação, Comunicação e Colaboração Digital
- TEMA 2- Ambientes, Plataformas e Tecnologias Digitais
- TEMA 3- Atividades de Aprendizagem Digital
- TEMA 4- Práticas de Avaliação Digital
METODOLOGIA:
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores, através do Modelo Pedagógico Virtual da UAb: https://portal.uab.pt/modelo-pedagogico-virtual/ .
A presente microcredencial é lecionada na modalidade de eLearning, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A microcredencial tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e na resolução de problemas.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante a duração da microcredencial o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que desenvolva um trabalho final que reflita os conhecimentos adquiridos durante o período em que decorreu a formação.
A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da microcredencial serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.