Microcredenciais > GASTRONOMIA E TURISMO CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (ES): António Eduardo Martins, José Franco FORMADOR (A): Paulo Drumond Braga INÍCIO: 2025-04-01 FIM: 2025-05-13 CANDIDATURAS DE: 2025-02-25 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-24 CUSTO: 0€ (curso gratuito) NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: A riqueza e variedade dos patrimónios gastronómico e vinícola de Portugal, permitem percecionar saberes e sabores seculares, elaborados e reelaborados ao longo de séculos. Neste património entram os comestíveis autóctones e muitos outros provenientes do estrangeiro. Esse enriquecimento começou com os Descobrimentos que permitiram a médio e a longo prazo democratizar o uso do açúcar, das especiarias e das chamadas bebidas exóticas (o chá, o café e o chocolate), a par do uso da batata, do milho maís, do tomate e do peru. Paralelamente, a riqueza vinícola permitiu, no século XVIII, a criação da primeira região demarcada, a do Douro, a que, mais tarde, se seguiram outras. Como na gastronomia importam os produtos, as técnicas de culinária e os utensílios específicos para preparar e servir alimentos, estas matérias devem igualmente ser perspetivadas. É fundamental compreender e enquadrar a complexidade histórica destes saberes e sabores, para poder identificar oportunidades de oferta turística que se configurem, em simultâneo, em experiências recreativas e culturalmente relevantes, tanto mais que as rotas gastronómicas, as feiras e as visitas a produtores locais facilitam a promoção dos pratos e produtos nos destinos turísticos. Não se pode esquecer, que a principal motivação do turismo gastronómico e do enoturismo é a deslocação em busca de sabores diferenciados. DESTINATÁRIOS: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Pode candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenha obtido, no mínimo, o grau de ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de competências que permitam conhecer a realidade nacional, por forma a melhor compreender o potencial de oferta e trabalhá-lo com vista ao público-alvo desejado. CONTEÚDOS: Módulo 1 - História e Memória: Os Patrimónios Gastronómico e Vinícola de Portugal Módulo 2 - Roteiros Culinários e Vinícolas: Oportunidades de Oferta em Turismo Gastronómico em Portugal COMPETÊNCIAS: • Compreender criticamente a importância da história da alimentação na construção do património gastronómico nacional; • Conhecer e compreender conceitos técnicos relevantes para a prática do turismo gastronómico; • Identificar preparados – doces e salgados – fundamentais da história gastronómica portuguesa; • Conhecer e identificar património gastronómico que potencie a criação de roteiros turísticos; • Identificar recursos e agentes essenciais para a prática do turismo gastronómico; • Conceber uma proposta de atividade no âmbito do turismo gastronómico; • Adquirir um conhecimento abrangente que permita diálogo com outras disciplinas, por forma a ser um fator de enriquecimento para o aluno. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 24 de Fevereiro de 2025