Formação Profissional > INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA DESPORTIVA CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS / 2,6 Unidades de Crédito DURAÇÃO: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDENADOR (A): Luís Gonzaga INÍCIO: 2018-10-15 CANDIDATURAS DE: 2018-09-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-10-07 CUSTO: 60€ Entidade Parceira – www.treinadores.pt CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA DESPORTIVA integra-se neste programa. As emoções desempenham um papel central na performance desportiva. Assim, é importante que treinadores e monitores sejam capazes de identificar e compreender os estados emocionais próprios e os dos seus atletas e desenvolver estratégias facilitadoras de um clima emocional positivo. DESTINATÁRIOS: • Treinadores, monitores e outros técnicos de desporto CONTEÚDOS: 1) Compreender as emoções a. A emoção enquanto resposta; b. Características da resposta emocional 2) Prática desportiva e emoções a. Significado pessoal da situação desportiva; b. Momentos críticos e gatilhos emocionais 3) A performance influencia as emoções a. Emoções positivas e emoções negativas; 4) As emoções influenciam a performance a. Emoções sociomorais ou autoconscientes e responsabilização; b. Emoções e funcionamento cognitivo, motivacional e comportamento motor; 5) Controlo e regulação emocional a. Competências da Inteligência Emocional; b. Prática Desportiva e Alfabetização Emocional. BIBLIOGRAFIA: • Ekman, P., & Davidson, R.J. (1994). The nature of emotion. Oxford, UK: Oxford University Press; • Goleman, D. (2009). Inteligência Emocional. 13ª ed. Lisboa: Temas e Debates. ISBN 978‐972‐756‐063‐6; • Hanin, Y.L. (2000). Individual zones of optimal functioning (IZOF) model: Emotions-performance INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA DESPORTIVA 2 relationships in sport. In Y.L. Hanin (Ed.), Emotions in sport (pp. 65-89). Champaign, IL: Human Kinetics; • Jones, M. V. (2003). Controlling Emotions in Sport. The Sport Psychologist, 17, 471-486; • Lazarus, R.S. (2000). How Emotions Influence Performance in Competitive Sports. Sport Psychologist, 14(3), 229-252. COMPETÊNCIAS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: • Definir emoção e identificar os seus componentes específicos; • Identificar os estados emocionais associados ao desempenho ou participação desportiva; - Identificar os fatores que desencadeiam e/ou influenciam as emoções; • Distinguir os diferentes tipos de emoções, em particular, as emoções específicas associadas à participação desportiva; • Reconhecer a importância da Inteligência Emocional nos diferentes contextos de vida, em particular, na prática desportiva; - Descrever e diferenciar as estratégias facilitadoras da regulação emocional. METODOLOGIA: O itinerário pedagógico proposto foi elaborado em função das características específicas do público a que se dirige – treinadores, monitores e técnicos de desporto - por se entender tratar-se de profissionais que exercem a sua atividade inseridos em contextos profissionais de intenso relacionamento interpessoal e vivência emocional. Tendo como referência as competências definidas para este curso, sugere-se o recurso a metodologias de trabalho ativas e colaborativas, com recurso a diversas atividades pedagógicas que contribuam para a reflexão individual e do grupo, a partilha de experiências e/ou a vivência de situações próximas da realidade dos participantes. AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter contínuo e decorre ao longo de cinco semanas. O curso está organizado em torno de 5 (cinco) tópicos de conteúdo e cada formando é convidado a participar em atividades / tarefas semanais que podem assumir diferentes formatos: participação e discussão em fórum, resposta a instrumentos de autoavaliação, etc. No final do curso o formando deverá elaborar uma reflexão pessoal conceptualmente fundamentada a partir de duas das atividades anteriormente realizadas. Componentes da avaliação (por exemplo): Avaliação contínua – 75% Avaliação final – 25%. Os formandos serão informados, à data da respetiva apresentação semanal, das atividades que deverão ser retomadas para a realização da reflexão final. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 13 de Setembro de 2018