Microcredenciais > LIDERANÇA EM TURISMO(MCT) CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): António Eduardo Martins FORMADOR (A): Maria de Fátima Alves Ribeiro INÍCIO: 2024-10-01 FIM: 2024-11-15 CANDIDATURAS DE: 2024-07-25 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-09-15 CUSTO: 0€ (curso gratuito) NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning. Certificação Envio do certificado até 30 dias úteis após a oficialização da pauta final de avaliação, de acordo com o Regulamento Geral da Oferta Educativa da Universidade Aberta (RGOE). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. ENQUADRAMENTO: A mudança é atualmente uma constante à medida que o mundo se torna mais complexo, incerto e volátil. Especialmente no contexto do turismo, exige-se constantemente mais velocidade, aprendizagem e trabalho em equipa, e as pessoas são cada vez mais necessárias do que nunca. O líder de hoje enfrenta diferentes desafios, desde liderar-se a si mesmo, gerir diferentes expectativas, liderar e desenvolver os seus colaboradores, gerir o negócio de hoje e preparar-se para o futuro. A gestão de pessoas evolui para uma liderança mais humanizada em que o desenvolvimento da confiança e colaboração são elementos cruciais. A gestão de equipas no turismo é assim uma competência critica para os líderes, pois 80% das organizações operam quase totalmente em equipas e as equipas colaborativas estão mais preparadas para ultrapassar os desafios atuais e futuros. Para assegurar a sustentabilidade das organizações, cada vez mais a mudança deve de ser proativa e criadora de valor, não apenas uma reação às circunstâncias, mas uma responsabilidade de todos os colaboradores, assumindo cada vez mais relevância o desenvolvimento da liderança com uma visão estratégica e sistémica. O projeto TIA - Tourism International Academy (o âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR), foi criado através de um consórcio liderado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) em co-promoção com a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Universidade Aberta (UAb) e em parceria com o Turismo de Portugal (TP). Tem como principal objetivo a criação de um novo centro de referência de carácter internacional para a educação e formação em modalidades online ou presencial e para a promoção de atividades de Inovação nas áreas do Turismo e Hotelaria (T&H) baseadas na experiência e conhecimento trans e interdisciplinares das diversas instituições envolvidas. O fim último é o de alavancar o progresso e desenvolvimento de atividades associadas aos setores do T&H tanto a nível nacional como internacional. DESTINATÁRIOS: Todas as pessoas das diversas áreas de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área da liderança e gestão de pessoas; Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico e aos alunos universitários. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano. OBJETIVOS: Os objetivos do curso são: • Desenvolver competências de liderança e gestão de pessoas; • Estimular a evolução da liderança individual para uma liderança partilhada; • Desenvolver competências de visão e gestão estratégica. CONTEÚDOS: Esta microcredencial está estruturada em 2 módulos que se desenvolvem sequencialmente, com a duração de 4 semanas cada um, totalizando 8 semanas (2 ECTS / 52 horas). Módulo 1: Liderar a outros Módulo 2: Liderança estratégica COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão conferidas no documento certificador desta Microcredencial: • Desenvolver uma visão estratégica e sistémica dos desafios dos líderes, equipas e organizações. • Identificar as competências mais importantes a desenvolver para a gestão estratégica de pessoas no turismo. • Distinguir as diferentes competências a desenvolver de acordo com os diferentes níveis críticos de liderança e responsabilidade na organização. • Identificar competências de gestão em contextos de mudança. • Integrar conceitos de administração estratégica para o desenvolvimento de uma liderança estratégica com visão sistémica. • Identificar a importância da integração das aprendizagens para o desenvolvimento individual e da organização METODOLOGIA: A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). AVALIAÇÃO: Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra: • Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias); • Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.). Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final. »»Classificação Final no curso Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial os formandos que obtiverem uma Classificação Final no Curso igual ou superior 10 valores, numa escala de 0 a 20, tendo tido nos módulos 1 e 2 uma classificação igual ou superior a 8 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 11 de Abril de 2024