Microcredenciais > Literacia Financeira e Bem-Estar Financeiro CRÉDITOS / ECTS: 2 DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): Fernando Caetano FORMADOR (A): Mª Dulce Forte INÍCIO: 2025-11-11 FIM: 2025-12-23 CANDIDATURAS DE: 2025-10-08 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-10-30 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso (brevemente disponível). NOTA: Consulte, por favor, o Novo Portal. Mais informações disponíveis em: MC: Literacia Financeira e Bem-Estar Financeiro | Aprendizagem ao Longo da Vida. ENQUADRAMENTO: A microcredencial em Literacia Financeira foi concebida para dotar os participantes com conhecimentos e competências fundamentais para uma gestão consciente dos recursos financeiros pessoais e familiares. Aborda de forma prática temas como orçamento, poupança, crédito, investimento e gestão de riscos, proporcionando aos participantes a capacidade de tomar decisões financeiras informadas, alinhadas com os seus objetivos de vida e com as exigências de um mercado cada vez mais digital e complexo. Num contexto de transformação económica, instabilidade social e digitalização acelerada dos serviços financeiros, esta formação adquire especial relevância social, cultural e profissional. Visa contribuir para o bem-estar financeiro e emocional dos trabalhadores, ajudando a reduzir o stress associado às finanças pessoais, o que tem impactos diretos na produtividade, motivação e estabilidade no local de trabalho. Esta microcredencial responde às exigências de upskilling dos profissionais no ativo, que necessitam de competências atualizadas para melhor gerir os seus recursos financeiros, e de reskilling para quem assume novas responsabilidades que envolvem planeamento, controlo orçamental ou apoio à gestão. Adicionalmente, a formação apoia o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais consciente e resiliente, alicerçada na capacitação financeira dos colaboradores. Alinhada com os referenciais da OECD/INFE e com o Plano Nacional de Formação Financeira em Portugal, esta microcredencial estimula o pensamento crítico, a responsabilidade e a autonomia financeira. Através de metodologias ativas e casos práticos, os formandos serão desafiados a aplicar os conceitos à sua realidade, a construir o seu plano financeiro pessoal e a identificar riscos e oportunidades, promovendo maior segurança económica a curto, médio e longo prazo. DESTINATÁRIOS: Todos os que pretendam adquirir ou reforçar competências práticas em finanças pessoais, orçamento familiar, poupança, investimento e gestão de risco. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Maiores de 23 anos, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano. CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter submetido a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025. Se for o caso, no formulário da candidatura indicar a “Entidade patronal”; 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. Nº de Vagas: 25 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras). OBJETIVOS: Aprender a: • Compreender conceitos-chave de literacia financeira; • Elaborar e gerir um orçamento pessoal/familiar; • Identificar hábitos financeiros saudáveis; • Avaliar o impacto do endividamento e uso de crédito; • Analisar diferentes formas de poupança e investimento; • Interpretar informação financeira básica (extratos, taxas, encargos); • Avaliar riscos financeiros no dia a dia; • Prevenir comportamentos de risco como fraudes e consumo impulsivo. CONTEÚDOS: Introdução à Literacia Financeira: • O que é e para que serve? • Impacto no bem-estar e produtividade • Diagnóstico financeiro individual Orçamento e Gestão de Rendimentos: • Elaboração e controlo de orçamento • Gestão de despesas fixas e variáveis • Construção de hábitos financeiros saudáveis Endividamento e Crédito: • Diferença entre crédito bom e crédito tóxico • Tipos de crédito e encargos associados • Como evitar o sobre-endividamento Poupança e Investimento: • Estratégias de poupança • Fundos de emergência • Introdução a produtos de investimento (seguros, depósitos, PPRs) Gestão de Risco e Fraudes Financeiras: • Segurança digital e proteção de dados • Reconhecer fraudes e esquemas financeiros • Responsabilidade financeira nas empresas Plano Financeiro Pessoal: • Construção de um plano financeiro de curto e médio prazo • Objetivos SMART financeiros • Apresentação de trabalho final BIBLIOGRAFIA: Fontes Institucionais e Oficiais: • Plano Nacional de Formação Financeira – Todos Contam: www.todoscontam.pt • Banco de Portugal – Portal do Cliente Bancário: www.clientebancario.bportugal.pt • Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – Guia do Investidor: www.cmvm.pt • OCDE / INFE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, OECD/INFE Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion (2022): www.oecd.org Livros e Publicações Relevantes: • Pedro Andersson, Dinheiro: os Segredos que Ninguém te Ensina – Contraponto, 2020 • António Pinto Leite, A Vida e a Gestão do Dinheiro – Princípia, 2018 • Carl Richards, The Behavior Gap: Simple Ways to Stop Doing Dumb Things with Money – Portfolio, 2012 • Morgan Housel, A Psicologia do Dinheiro – Clube do Autor, 2022 • George Kinder, Life Planning for You – Kindle Edition, 2014 Estudos e Relatórios: • OECD (2023). Global Financial Literacy Survey. • DECO Proteste – Artigos e comparativos sobre crédito, poupança, seguros e fraudes: www.deco.proteste.pt • PORDATA – Indicadores de endividamento e poupança das famílias em Portugal: www.pordata.pt COMPETÊNCIAS: • Planeamento financeiro pessoal e familiar; • Análise crítica de produtos financeiros; • Gestão de orçamento e fluxo de caixa; • Capacidade de tomada de decisão informada; • Redução de riscos associados a maus hábitos financeiros; • Promoção da saúde financeira e bem-estar económico. METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 8 de Outubro de 2025