Microcredenciais > O Digital e as Redes Sociais CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : José Henrique São Mamede, Filipa Calhôa FORMADOR (A): Mariana Sobral INÍCIO: 2024-04-09 FIM: 2024-05-13 CANDIDATURAS DE: 2024-03-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-03-17 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: A presente Microcredencial, O Digital e as Redes Sociais, é parte de um conjunto alargado de formação destinada a capacitar os profissionais do setor do turismo, bem como público em geral com interesse na atividade. Esta Microcredencial é uma oportunidade única para o upskilling e reskilling dos formandos, capacitando-os com competências essenciais para navegarem eficientemente no cenário digital atual. A formação abrange não apenas aspetos práticos das principais plataformas, mas proporciona também uma compreensão profunda dos impactos sociais e culturais das redes sociais. Ao direcionar as necessidades específicas do grupo-alvo, este programa visa não só melhorar as perspetivas profissionais dos formandos, mas também contribuir para uma sociedade mais informada, conectada e digitalmente responsável. DESTINATÁRIOS: Dirigida a profissionais do setor do Turismo e público em geral. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Maiores de 23 anos, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa; 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros Turismo de Portugal, ANAFRE, SONAE, entre outros; 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. Nota: Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. Para o efeito, se for o caso, selecionar na entidade empregadora, a opção “Associado do Turismo de Portugal”, ou "Associado da ANAFRE" ou “SONAE”. • Nº DE VAGAS: 100 OBJETIVOS: • Compreender o funcionamento dinâmico das redes sociais • Desenvolver estratégias para as redes sociais • Criar conteúdo pertinente e alinhado aos objetivos • Explorar ferramentas e aplicações para otimizar e maximizar a presença online • Desenvolver estratégias que apelem à interação do público (Call to Action – CTA) • Analisar métricas relevantes e tomada de decisão • Conhecer estratégias para gestão de crises e segurança digital CONTEÚDOS: Semana 0: Ambientação e apresentação do módulo Semana 1: O cenário digital Semana 2: Construção da presença online Semana 3: Estratégias de interação Semana 4: Gestão de crises e segurança digital METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual num contexto de trabalho colaborativo com o acompanhamento de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. A abordagem pedagógica escolhida tem como principal objetivo a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo onde os formandos podem aplicar ativamente os conceitos aprendidos, estimulando a retenção do conhecimento e sua aplicabilidade em situações práticas do quotidiano. AVALIAÇÃO: A avaliação da microcredencial será conduzida de maneira sumativa utilizando uma escala de 0 a 20 valores. Esta avaliação refletirá o desempenho dos formandos ao longo do curso tendo em consideração a sua participação ativa nas discussões, o seu desempenho em atividades práticas e exercícios online destacando a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante as sessões e a capacidade de resolver problemas específicos relacionados ao tema do curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 5 de Março de 2024