Microcredenciais > Objetivos do Desenvolvimento Sustentável CRÉDITOS / ECTS: 6 DURAÇÃO: 156 horas COORDENADOR (A): Sandra Caeiro FORMADOR (ES): Mahsa Mapar, Gabriel Medeiros INÍCIO: 2024-10-08 FIM: 2025-02-07 CANDIDATURAS DE: 2024-06-26 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-07-26 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: O Antropoceno contempla desafios nunca antes colocados à humanidade. Às alterações climáticas e à perda da biodiversidade juntam-se questões socioeconómicas, como a pobreza e as desigualdades. O conceito de desenvolvimento sustentável resulta da constatação de que há uma ligação entre estes fenómenos, que a génese da crise pandémica parece ilustrar. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem hoje o principal referencial de governança internacional e nacional para a sustentabilidade. Esta microcredencial irá incluir uma abordagem dos ODS, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, incluindo a medição do seu progresso, focado em cinco áreas críticas designadas de 5 Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, inicialmente proposto pelo programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 2015. DESTINATÁRIOS: Os colaboradores de entidades públicas e privadas e público individual, com interesse pela temática. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. Quem frequentar com sucesso esta microcredencial terá acesso a um certificado correspondente a uma microcredencial de 6 ECTS. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação Critérios de Seleção: 1º Ter submetido candidatura completa 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro 3º Ordem cronológica do registo da candidatura • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) OBJETIVOS: Os principais objetivos desta microcredencial são: - Contextualizar o conceito de desenvolvimento sustentável no âmbito de um percurso histórico; - Conhecer possíveis transformações para o desenvolvimento sustentável nas dimensões interna e institucional; - Discutir a importância e o cumprimento dos cinco ODS que constituem o P das Pessoas; - Conhecer e discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável associados ao Planeta; - Discutir o conceito de Prosperidade e o contributo dos 5 ODS que integram este conceito; - Discutir o conceito de Paz e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030, as metas e indicadores associados e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento; - Discutir o papel das parcerias globais com múltiplos stakeholders dentro do ODS 17 e refletir a sua interligação com outros ODS e o papel de outros atores chave para fazer face aos desafios globais. CONTEÚDOS: 1. Desenvolvimento Sustentável 1.1 Conceito 1.2 Contexto histórico 1.3 Conceções ideológicas 1.4 Transformações 2. Pessoas 2.1 Os 5 ODS que constituem o P de Pessoas 2.2 Cumprimento dos P de Pessoas (ODS 1, 2, 3, 4 e 5) 3. Planeta 3.1. Conceitos fundamentais associados aos 5 ODS do Planeta 3.2. A interligação entre o Planeta e os ODS 6, 12, 13, 14 e 15. 4. Prosperidade 4.1 O conceito básico de Prosperidade 4.1.1 Definições e conceitos 4.1.2 A importância da Prosperidade e os seus desafios 4.1.3 A interligação entre a Prosperidade e os ODS 7, 8, 9, 10, e 11. 4.2 Uma vida próspera 4.2.1 “Quadro de Visualização” para uma vida próspera e sua interligação aos ODS 5. A Paz 5.1. A Paz e a ausência da Paz 5.2. Os objetivos e metas do ODS 16 5.2.1 A cultura da Paz 5.3. Os desafios para o cumprimento da Paz 5.3.1 As soluções através da mediação 5.3.2 O papel dos governos 6. Parcerias 6.1 O conceito básico de parcerias e ODS 17 6.1.1 Definição e conceitos 6.1.2 Os desafios 6.1.3 A interligação entre as Parcerias e todos os ODS 6.4. O conceito de parcerias inter-setoriais 6.2.1 Tipos de Parcerias 6.2.2 As Parcerias múltiplas 6.2.3 O papel dos diferentes atores-chave na construção de mudanças positivas COMPETÊNCIAS: Pretende-se que, no final desta microcredencial, o formando tenha adquirido as seguintes competências: - Desenvolver capacidade reflexiva acerca do conceito de desenvolvimento sustentável e interpretar o seu contexto histórico; - Reconhecer algumas possibilidades de transformação institucional e individual com vista ao desenvolvimento sustentável; - Identificar os ODS que constituem o P das Pessoas de refletir sobre a sua importância e cumprimento; - Compreender os conceitos fundamentais associados aos ODS do Planeta e refletir sobre as ligações sistémicas entre esses conceitos para a concretização do desenvolvimento sustentável; - Perceber o conceito de Prosperidade, a sua interligação com os ODS e os passos a percorrer para tornar a sociedade mais próspera; - Identificar o P da Paz no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento; - Perceber a importância das Parcerias e identificar as soluções mais adequadas para fazer face aos desafios globais e saber reconhecer qual o papel do individuo e dos diferentes setores nas parcerias. METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. Para mais informações consultar o Guia. AVALIAÇÃO: A avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, desenvolvida ao longo dos tópicos, não havendo avaliação final sobre a forma de exame ou e-fólio global. A avaliação contínua obrigatória será constituída por pequenos trabalhos, designados e-fólios, com igual ponderação para o cálculo da nota final. No total, estão disponíveis 6 e-fólios (correspondendo um e-fólio por tópico), devendo os formandos, a cada 2 tópicos, completar pelo menos um dos e-fólios, tornando-se assim necessário completar no total 3 e-fólios. A aprovação na formação implica que o formando obtenha um mínimo de 10 valores no conjunto dos 3 e-fólios concluídos. Quem apresentar mais que um e-fólio por cada 2 tópicos será considerada a nota mais alta dos e-fólios entregues e avaliados. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 26 de Junho de 2024