Entidades parceiras no âmbito do Projeto Impulso 2025 (PRR).
OBJETIVOS:
• Identificar e sistematizar elementos essenciais na conceção de unidades curriculares em ambientes digitais;
• Aplicar conceitos e orientações fundamentais na conceção e produção de unidades curriculares para EaDD;
• Apresentar um projeto de planificação de uma unidade curricular;
• Construir um contrato de aprendizagem;
• Integrar os elementos anteriormente desenvolvidos na construção de um projeto de UC;
• Desenvolver perspetivas críticas sobre os percursos de ensino e aprendizagem em EaDD.
CONTEÚDOS:
SEMANA 1, 2 e 3 | Enquadramento conceptual e planificação de uma UC
SEMANA 4, 5, 6 e 7 | Projeto de UC na Sandbox
COMPETÊNCIAS:
• Aplicar conceitos fundamentais na conceção e produção de Unidades Curriculares em EaDD;
• Construir uma UC em ambiente digital;
• Fundamentar perspetivas críticas sobre ambientes digitais de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA:
A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento).
AVALIAÇÃO:
Contínua, baseada na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação.