Microcredenciais > Saúde e Turismo: Os Banhos de Mar nas Praias de Portugal CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, António Eduardo Martins FORMADOR (A): Monique Palma INÍCIO: 2025-01-28 FIM: 2025-03-11 CANDIDATURAS DE: 2024-12-10 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-01-19 CUSTO: 0€ (curso gratuito) NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: A origem do tratamento de saúde associado aos banhos de mar remonta ao final do século XVIII, particularmente na Europa. Durante esse período, os médicos começaram a recomendar banhos de mar como uma forma de tratamento para diversas doenças, tais como: problemas respiratórios, nervosos e de pele. Essa prática estava ligada a novas perceções sobre os benefícios terapêuticos da natureza, em consonância com o desenvolvimento do “movimento higienista”, que via no contato com o ar puro, água e sol, maneiras de fortalecer o corpo e prevenir enfermidades. No início do século XIX, os banhos de mar tornaram-se uma prática mais difundida, principalmente entre as elites europeias. Estações balneárias surgiram em cidades costeiras, que passaram a ser destinos procurados pelas suas águas terapêuticas. O avanço da ciência médica e a popularização da ideia de que o mar e o clima costeiro poderiam ter efeitos restauradores sobre o corpo consolidaram essa prática, tornando os banhos de mar, para além de uma fonte de lazer, uma parte integrante de tratamentos de saúde. Com efeito, os banhos de mar foram receitados por médicos e também por charlatães e curandeiros como tratamento de doenças. A procura pela cura de maleitas através do recurso ao mar, impulsionou as gentes de diferentes classes a dar outra ocupação à zona litoral. Em associação com medidas e ações políticas, a exploração do meio costeiro favoreceu a criação de infraestruturas que direta ou indiretamente favoreceram o estabelecimento e consequente gestão do turismo, neste caso concreto, do turismo de saúde, voltado ao restauro e bem-estar humano. DESTINATÁRIOS: 1. Todos os profissionais e agentes que lidam com o turismo e com o turismo cultural (Autarquias, Associações, Guias Turísticos, entre outros); 2. Profissionais ou estudantes de história e de outras áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam uma especialização neste tema; 3. Profissionais ou estudantes de Ciências da Saúde com especial interesse nos aspetos históricos relacionados com a sua área de atividade / estudo; 4. Outros discentes universitários com interesse nas temáticas em causa; 5. Público em geral com curiosidade sobre as temáticas em causa e que pretenda aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história da medicina, do ambiente e do turismo histórico cultural. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a este curso: • titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente; • titular de residência em Portugal. OBJETIVOS: O curso tem como objetivos: 1. Compreender a origem dos banhos de mar como tratamento de saúde - Examinar como, no final do século XVIII e início do XIX, os médicos começaram a prescrever banhos de mar para tratar várias doenças e promover o bem-estar; 2. Analisar o contexto histórico e social dos banhos de mar – Estudar o desenvolvimento das estações balneárias e a popularização dessa prática entre as elites europeias, bem como o impacto do movimento higienista; 3. Explorar a relação entre saúde e lazer na zona costeira – Investigar como o uso terapêutico do mar se transformou em uma atividade de lazer e como isso influenciou a ocupação e desenvolvimento da infraestrutura costeira; 4. Avaliar a evolução do turismo de saúde – Refletir sobre como a busca pela cura através do mar impulsionou o desenvolvimento do turismo de saúde, voltado para o bem-estar e o restauro humano; 5. Formar profissionais do turismo e ciências sociais e humanas – Capacitar profissionais ligados ao turismo histórico-cultural e especialistas em ciências sociais e humanas para compreenderem e abordarem o fenómeno dos banhos de mar no contexto histórico e turístico; 6. Cativar um público mais amplo no estudo de temas históricos e culturais – Promover o interesse de um público geral nas temáticas de história, saúde, turismo e ocupação das zonas litorais. CONTEÚDOS: O Curso “Saúde e Turismo – Os Banhos de Mar nas Praias de Portugal” (2 ECTS ) está estruturado em 7 semanas letivas, com 2 módulos obrigatórios e um volume de trabalho de 52 horas, conforme a seguir se indica. Semana 1 1. Ambientação ao contexto do e-learning Semanas 2/4 2. Banhos de mar e saúde: origens, evolução e práticas contemporâneas Semanas 5/7 3. Desenvolvimento e gestão de turismo: o papel das infraestruturas e ações políticas no desenvolvimento do turismo de saúde COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão identificadas no documento certificador desta microcredencial: • Capacidade de compreender e contextualizar a origem dos banhos de mar como prática de saúde no final do século XVIII e início do século XIX; • Capacidade de realizar uma análise crítica sobre as influências médicas, sociais e culturais que moldaram o uso terapêutico do mar; • Habilidade de correlacionar a prática dos banhos de mar com o movimento higienista e com o desenvolvimento das estações balneárias; • Aplicar uma abordagem interdisciplinar ao analisar o fenómeno, integrando conhecimentos de história, turismo, saúde e ciências sociais; • Habilidade de reconhecer o papel das infraestruturas e ações políticas no desenvolvimento do turismo de saúde ao longo do tempo. • Capacidade de interpretar e promover o património cultural e histórico relacionado aos banhos de mar e à ocupação das zonas litorais; • Desenvolver habilidades em turismo de saúde e bem-estar, compreendendo como esse segmento pode ser integrado às práticas turísticas contemporâneas; METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual, com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 6 de Dezembro de 2024