Microcredenciais > TURISMO SÉNIOR E ATIVIDADE FÍSICA (MCT) CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): António Eduardo Martins VICE-COORDENADOR (A): José António Porfirio FORMADOR (ES): Isabel Rocha, Michele Gomes da Rosa INÍCIO: 2024-11-05 FIM: 2025-01-10 CANDIDATURAS DE: 2024-09-11 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-10-20 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: Neste curso, abordaremos o turismo sénior e a atividade física, considerando a importância da promoção da saúde e do bem-estar na população idosa. O curso foi estruturado para explorar as várias dimensões do turismo sénior e a atividade física, desde a compreensão das alterações funcionais e mentais ao longo do processo de envelhecimento, até à influência dos fatores naturais e humanos na atividade física do turista sénior. O projeto TIA - Tourism International Academy (o âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR), foi criado através de um consórcio liderado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) em co-promoção com a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Universidade Aberta (UAb) e em parceria com o Turismo de Portugal (TP). Tem como principal objetivo a criação de um novo centro de referência de carácter internacional para a educação e formação em modalidades online ou presencial e para a promoção de atividades de Inovação nas áreas do Turismo e Hotelaria (T&H) baseadas na experiência e conhecimento trans e interdisciplinares das diversas instituições envolvidas. O fim último é o de alavancar o progresso e desenvolvimento de atividades associadas aos setores do T&H tanto a nível nacional como internacional. DESTINATÁRIOS: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo sénior e atividade física; 2. Discentes com ensino secundário completo (12º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de Freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano. OBJETIVOS: Os objetivos do curso são: • Compreender as alterações funcionais e mentais ao longo do processo de envelhecimento para identificação das necessidades específicas da população sénior e desenvolvimento de estratégias adequadas para promover sua saúde e bem-estar. • Construir competências e atitudes teóricas para a análise da capacidade física do idoso, possibilitando a elaboração de programas de atividade física adaptadas e personalizadas para essa população. • Compreender a importância dos fatores naturais e dos fatores humanos no processo de envelhecimento e da mobilidade, analisando como o ambiente natural e construído pode influenciar a saúde e bem-estar dos idosos e a importância de infraestructuras e espaços turísticos acessíveis e adaptados às suas necessidades. CONTEÚDOS: Esta microcredencial está estruturada em 2 módulos que se desenvolvem sequencialmente, com a duração de 4 semanas cada um, totalizando 8 semanas (2 ECTS / 52 horas). Módulo 1: Envelhecimento e Saúde do Idoso: Módulo 2: Atividade Física e Ambiente Adaptado para o Idoso COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão conferidas no documento certificador desta Microcredencial: • Avaliar, de forma básica, a capacidade física e funcionalidade dos idosos • Desenvolver programas turísticos de atividades físicas adaptadas e personalizadas para idosos. • Aplicar abordagens e técnicas para a promoção da atividade física em idosos. • Compreender a influência do ambiente natural e construído na saúde e mobilidade dos idosos. • Promover a inclusão social e combater a solidão através do turismo sénior e atividade física. • Conhecer e aplicar estratégias para criar infraestruturas e espaços turísticos acessíveis e adaptados às necessidades dos idosos. METODOLOGIA: A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). AVALIAÇÃO: Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra: • Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias); • Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.). Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final. >> Classificação Final no curso Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial os formandos que obtiverem uma Classificação Final no Curso igual ou superior 10 valores, numa escala de 0 a 20, tendo tido nos módulos 1 e 2 uma classificação igual ou superior a 8 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 9 de Setembro de 2024