> Educar para a diversidade e cidadania: Estratégias para o sucesso escolar dos/as estudantes ciganos(as) CREDITS / ECTS: 1 DURATION: 26 horas COORDINATOR: Maria Manuela Mendes, Olga Magano START: 2021-10-04 END: 2021-11-19 APPLICATIONS FROM: 2021-07-08 APPLICATIONS UNTIL: 2021-08-26 COST: 45€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. FRAMEWORK: O Projeto EduCig evidencia o desconhecimento face à cultura e modos de vida ciganos entre docentes dos diferentes ciclos de estudos. Face às necessidades de um conhecimento renovado e de uma educação inclusiva, que englobe a diversidade social e cultural, torna-se premente dotar docentes de abordagens pedagógicas inovadoras, objetivos presentes no plano de atividades da entidade formadora. Assim, esta ação de formação irá fornecer conhecimentos e competências em docentes sobre a cultura, história, modos de vida dos ciganos portugueses respondendo aos desafios que se colocam à Escola, promovendo o sucesso educativo, independentemente da origem social, étnica e cultural dos estudantes, apostando numa cidadania ativa e multicultural. RECIPIENTS: Professores dos Ensinos Básico e Secundário ÁREA DE FORMAÇÃO - Área de docência Registo CCPFC/ACC-112183/21 Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática. GOALS: - Disponibilizar informação de caráter sociológico sobre as pessoas ciganas em Portugal e sobre os seus principais traços culturais, considerando diversidades sociais e regionais; - Dar a conhecer diferentes perspetivas sobre uma realidade social complexa marcada pela estigmatização, racismo e discriminação social, desconstruindo estereótipos e preconceitos; - Capacitar para abordagens pedagógicas diferenciadas e inclusivas, por forma a educar para a igualdade, inclusão e diversidade, respeitando as diferenças culturais e sociais; - Fornecer estratégias e ferramentas para motivar estudantes para a prossecução de trajetórias de continuidade e sucesso escolar; - Providenciar estratégias de melhor comunicação com as famílias. CONTENTS: Os conteúdos da ação de formação são propostos em função de um levantamento de necessidades formativas no âmbito do Projeto EduCig, através da aplicação de um inquérito por questionário a 819 inquiridos, entre docentes, diretores de agrupamentos escolares e outras funções de direção. A maioria dos inquiridos, sobretudo as docentes mulheres, declaram ter pouco conhecimento ou formação na área da história e cultura cigana; cerca de 30% desconhecem muito ou completamente e mais de 90% nunca frequentaram qualquer formação na área. No entanto, a maioria refere sentir essa necessidade, em áreas como inclusão e diversidade, igualdade de género, educação formal e não-formal, sendo que mais de 60% apresentam disponibilidade para frequentar formações neste domínio; As estratégias e recursos pedagógicos relacionados com o envolvimento de estudantes e suas famílias tendem a ser valorizados por inquiridos com maior conhecimento sobre a história e cultura cigana, bem como a inovação, gestão e reorganização das turmas. Valorizam ainda o trabalho em rede como estratégia e/ou recurso pedagógico. Assim, em face das exigências de um conhecimento renovado e de uma educação inclusiva, que tenha em conta a diversidade social e cultural, é imperativo conhecer a cultura cigana e as principais referências culturais e modos de vida das populações ciganas. Neste contexto é importante dotar docentes de novas ferramentas, abordagens pedagógicas e novas metodologias de inter-relação entre docentes, estudantes, famílias e comunidade educativa. Neste sentido, justifica-se esta ação de formação composta por 7 componentes e uma avaliação final, distribuindo-se os conteúdos da seguinte forma: Componente I - Tema 1: História das pessoas ciganas em Portugal e no mundo; Tema 2: Identidades, cultura e tradições ciganas; Tema 3: Diversidade cultural e heterogeneidade de modos de vida (3h); Componente II – Tema 1: Breve contextualização da realidade europeia; Tema 2: Situação atual das pessoas ciganas portuguesas: demografia, escolaridade, profissões, saúde, habitação (2h); Componente III - Tema 1: Impacto das políticas públicas na educação e em outros domínios, como políticas educativas e sociais (ex. Rendimento Social de Inserção); Tema 2: Desigualdades, exclusão e pobreza das pessoas ciganas em Portugal (3h); Componente IV: Estigmas, preconceitos, racismos, segregações e discriminações contra as pessoas ciganas (2h); Componente V: Famílias ciganas e escola: que relação? (2h); Componente VI: A mediação em meio escolar, o envolvimento e participação das pessoas ciganas no sistema escolar (3h); Componente VII: Práticas pedagógicas plurais e inclusivas; boas práticas e intervenções inovadoras (3h); Trabalho Final: Elaboração da planificação de uma unidade letiva, que conceba práticas inclusivas e multiculturais, de promoção do sucesso educativo de crianças e jovens ciganas; Deve ser desenvolvido em grupo: 8h de trabalho autónomo. BIBLIOGRAPHY: - Mendes, Maria Manuela, Magano, Olga, & Costa, Ana Rita (2020). Ciganos Portugueses: Escola e mudança social. Sociologia, Problemas e Práticas, 93, 109-126. Doi: 10.7458/SPP20209313546. - Magano, Olga & Mendes, Maria Manuela (2016). Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas Ciganas. Revista Configurações, 18, Ciganos e Educação: 8-26. - Magano, Olga (2014). Tracejar vidas ‘normais’. Estudo Qualitativo sobre a Integração dos ciganos em Portugal. Lisboa: Mundos Sociais. - Mendes, Maria Manuela, Magano Olga, & Candeias Pedro (2014). Estudo Nacional Sobre as Comunidades Ciganas. Lisboa: ACM. - Mendes, Maria Manuela Ferreira (2010). Imigração, Identidades e Discriminação: Imigrantes Russos e Ucranianos na Área Metropolitana de Lisboa. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. METHODOLOGY: No início do curso, cada formando/a frequentará o Módulo de Ambientação online, para integração no modelo pedagógico específico da UAb. A formação terá como principal objetivo a construção partilhada de conhecimentos, para além da transmissão didática dos conteúdos, privilegiando-se uma pedagogia ativa assente na autoaprendizagem, no trabalho colaborativo e na participação de ativistas, representantes e associações ciganas. Para cada componente e respetivos temas são indicados materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada componente pressupõe a leitura de materiais disponibilizados e a participação em sessões (as)síncronas ou a realização de uma atividade previamente planeada, participação num dos fóruns de discussão, que congregará posteriormente no trabalho final em grupo (elaboração da planificação de uma unidade letiva). O acompanhamento far-se-á, para além das sessões síncronas, em regime de comunicação assíncrona, através de fóruns de discussão e/ou de correio eletrónico. ASSESSMENT: A avaliação será feita de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta, contemplando a avaliação contínua (participação individual em fórum de discussão (5 valores) e a realização de um trabalho final em grupo (5 valores). No sentido de desenvolver uma avaliação qualitativa contínua, serão propostas aos formandos diferentes atividades, que integram as componentes da formação. Assim, será usada uma classificação qualitativa e quantitativa, que é obtida pelo formando, de acordo com a nova redação do nº 3 do artigo 13º do RJFCP (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores), segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: EXCELENTE: de 9 a 10 valores MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores BOM: de 6,5 a 7,9 valores REGULAR: de 5 a 6,4 valores INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos aprovados com a classificação igual ou superior a 5 valores (regular) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. APPLICATION: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday July 8th, 2021