Microcredenciais > Português Língua Não Materna | Turismo A1.2 CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : Isabelle Simões Marques, Filipa Calhôa VICE-COORDENADOR (ES): Adelina Castelo, Ana Cristina Pereira Braz FORMADOR (ES): Ana Cristina Pereira Braz, Clarisse Cristina dos Reis INÍCIO: 2025-06-17 FIM: 2025-07-22 CANDIDATURAS DE: 2025-04-22 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-05-30 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: A presente Microcredencial, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURISMO, A1.2, dirigida a formandos do Turismo e Restauração residentes em Portugal, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em contexto de trabalho. O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua portuguesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas. Este curso inicia-se com o tema relativo às saudações e à identificação e caracterização pessoal, estabelecendo um ponto de partida para outras tarefas comunicativas nos domínios privado, público e profissional. Assim, serão abordados tópicos como as atividades diárias e comunicar no café e no restaurante. A partir das temáticas em estudo, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, nas diversas componentes de gramática, vocabulário e pronúncia, assegurando a progressão dos formandos nas várias competências comunicativas em língua. DESTINATÁRIOS: Formandos do setor do Turismo e Restauração residentes em Portugal, que não tenham o português como língua materna. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025 (se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal); 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) OBJETIVOS: • Pedir e dar informações de natureza turística; • Exprimir e pedir opinião sobre gostos e preferências; • Saber cumprimentar, acolher e atender um cliente, respondendo a diversos pedidos relacionados com informações turísticas; • Indicar localizações e perguntar direções; • Descrever lugares e itinerários/percursos; • Pedir e dar informações sobre transportes e horários; • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes géneros (diálogos, convites, visitas guiadas, instruções, roteiros, postais, folhetos, mapas, etc.); • Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento. CONTEÚDOS: 1. Visitar uma cidade 2. Deslocações na cidade 3. Preparar uma viagem 4. No hotel BIBLIOGRAFIA: Consultar Guia do Curso. COMPETÊNCIAS: • Capacidade de comunicar de forma clara e compreensível com clientes na área do turismo; • Capacidade de participar em conversas e interações simples em português, como fornecer informações a clientes na área da hotelaria e turismo e dar indicações relacionadas com itinerários, direções e reservas; • Capacidade de cumprimentar/acolher e atender um cliente presencialmente; • Capacidade de comunicar ao telefone com um cliente de forma clara e cortês. METODOLOGIA: A metodologia seguida nesta microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) (https://portal.uab.pt/modelo-pedagogico-virtual-dauniversidade-aberta/) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas, individual e colaborativamente. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à lnternet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos tópicos na plataforma Moodle. AVALIAÇÃO: Consultar o Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 22 de Abril de 2025