Extensão Universitária e Cultural > As alterações climáticas e a evolução humana CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : Maria Rosário da Costa Bastos, Glória Marina Sousa de Almeida Évora FORMADOR (A): Olegário Nelson Azevedo Pereira INÍCIO: 2023-11-14 CANDIDATURAS DE: 2023-08-23 CANDIDATURAS ATÉ: 2023-10-22 CUSTO: 153€ ENQUADRAMENTO: O presente curso irá proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer, trabalhar e pensar sobre temas das alterações climáticas na ótica do seu impacte nas sociedades humanas. São abordados os condicionalismos que o clima impôs ao Homem na ocupação e exploração do território, desde a Pré-História até à Idade Contemporânea, fazendo sobressair os principiais períodos climáticos. O principal enfoque do curso é posto na perceção que as diferentes comunidades tiveram das alterações climáticas e à forma como conseguiram (ou não) responder ao desafio de adaptação dos seus modos de vida a novas realidades. DESTINATÁRIOS: Todos os interessados no tema, nomeadamente docentes e estudantes de História dos vários níveis de ensino, autarcas, agremiações e público em geral. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Acesso a computador com ligação à Internet e conhecimentos básicos na ótica do utilizador. OBJETIVOS: O curso tem como objetivos: 1. Promover uma contextualização geral acerca da história do clima e seu impacto na evolução das comunidades humanas. 2. Elencar os indicadores (proxies) para o conhecimento da variabilidade climática, desde o Paleolítico até à era das revoluções (século XIX). 3. Identificar os principais períodos de alterações e variabilidade no clima. 4. Discutir o papel do ser humano no clima. CONTEÚDOS: Tema Introdutório: Módulo de Ambientação Online (1 semana – 2 horas) 1) Exploração do objeto de autoaprendizagem e ambientação online disponibilizado; 2) Realização de atividades de ambientação online: construção do perfil e participação nos fóruns (autoapresentação, dúvidas, discussão). Competências: Familiarizar os formandos na utilização da plataforma e recursos disponibilizados. Tema 1 – Do Pleistocénico ao início do Holocénico (3 semanas – 10 horas) 1) Primeiros representantes do género Homo; o Homem Anatomicamente Moderno; 2) Paleoambiente (glaciações, interglaciações, eventos climáticos) e as comunidades de caçadores-recolectores. Competências: os formandos vão adquirir conhecimento acerca do paleoambiente registado desde o Pleistocénico até ao início do Holocénico e de como essas alterações tiveram influência na vida dos grupos de caçadores recolectores, através dos recursos disponibilizados e de discussão assíncrona sobre este tema. Tema 2 – Do Neolítico à Idade do Bronze (3 semanas – 10 horas) 1) O surgimento de comunidades humanas sedentárias; 2) Paleoambiente (eventos climáticos) e as comunidades sedentárias Competências: os formandos vão adquirir conhecimento acerca do paleoambiente registado aquando do surgimento das comunidades sedentárias através dos recursos disponibilizados e de discussão assíncrona sobre este tema. Tema 3 – As “latitudes afortunadas” (10 horas) 1) A combinação auspiciosa entre clima e natureza – a emergência das civilizações no Oriente Médio, sul da Europa, trecho da Indochina, América central, Oeste da China. 2) Da explosão demográfica à formação das vilas, cidades e, mais tarde, impérios. Competências: os formandos participarão ativamente no tema, através da leitura dos recursos facultados e do amplo debate assíncrono acerca do tema. Tema 4 – O Pequeno Ótimo Climático e a Pequena Idade do Gelo (10 horas) 1) Os períodos quentes romano e medieval – o tempo do crescimento populacional e a colonização de novas terras. 2) A diminuição da incidência solar sobre a crusta terrestre, o vulcanismo e o arrefecimento geral da temperatura média. 3) A “era das revoluções” (industrial, americana e francesa) Competências: os formandos participarão ativamente no tema, reunindo fontes históricas diversificadas; vão analisar e interpretar evidências sobre as possibilidades uma possível relação entre o agravamento climático e algumas ocorrências históricas.. Tema 5 – O que é o antropocénico? (10 horas) 1) Definição do conceito de antropocénico; 2) Teorias para a cronologia deste quem pode vir a ser uma “futura era geológica” Competências: Discussão sobre quem influencia o quê – entre o ser humano e a natureza METODOLOGIA: A ação de formação “as alterações climáticas e a evolução humana, funciona em regime de e-learning em ambiente de classe virtual. A ação é oferecida na modalidade de ensino a distância e em rede, no formato assíncrono, assegurado através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta. As interações entre todos os intervenientes docentes e formandos, ocorrem na sala de aula virtual criada para o curso, na qual se promove e incentiva a partilha de conhecimentos e experiências através da disponibilização de recursos e ferramentas de aprendizagem diversificados. A metodologia assenta nos pressupostos da aprendizagem colaborativa e do modelo de “pesquisa-ação”. AVALIAÇÃO: O regime de avaliação deste curso é a de avaliação contínua e considera a participação ativa dos formandos nas atividades propostas. Assim, a avaliação decorrerá da participação efetiva nas atividades formativas de caráter individual (leitura dos recursos disponibilizados, trabalhos escritos) e nas atividades formativas de caráter colaborativo (interação entre os formandos e docentes, partilha de leituras e conhecimentos, participação nos fóruns de discussão). Espera-se ainda que os formandos apresentem um trabalho final individual acerca do tema abordado na formação. A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios: Presença e participação nas atividades propostas – 70% Trabalho final – 30% A avaliação será expressa na escala de 0 a 20 valores e a conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota igual ou superior a 10 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 28 de Julho de 2023