Microcredenciais > Competências Transversais – Gestão do Tempo CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Maria de Fátima Goulão FORMADOR (A): Paula Braçais INÍCIO: 2025-10-15 FIM: 2025-11-04 CANDIDATURAS DE: 2025-08-18 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-09-22 CUSTO: 0€ (curso gratuito) GUIA DE CURSO ENQUADRAMENTO: A gestão do tempo é a capacidade de organizar e priorizar tarefas para garantir a eficiência nos estudos. Para desenvolver esta competência são necessárias estratégias sobre o planeamento de rotinas de estudo que visem a definição clara de metas, a organização das tarefas em função das prioridades e a divisão do tempo de maneira equilibrada entre diferentes atividades. É, também, importante definição de prioridades, como o aprender a diferenciar entre tarefas urgentes e importantes. E, por último, a gestão de distrações, criando para isso um ambiente de estudo livre de distrações. DESTINATÁRIOS: O presente Curso destina-se a estudantes que frequentam a Universidade Aberta, com prioridade para os de primeira matrícula. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : 1 - Limite de Vagas: 50 2 - Ordem de chegada (a seriação terá em conta a data/hora de candidatura). 3 - Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: Geral: Capacitar os participantes a identificar, organizar e aplicar estratégias eficazes de gestão do tempo, otimizando sua produtividade e promovendo equilíbrio nas suas rotinas pessoais e profissionais. Específicos: • Definir o conceito de gestão de tempo; • Diferenciar os diferentes aspetos da gestão de tempo; • Relacionar a gestão do tempo com rendimento académico; • Identificar estratégias para ajudar na gestão do tempo; • Definir o conceito de procrastinação. CONTEÚDOS: Semana 1: Módulo 1- Fundamentos da Gestão do Tempo. Semana 2: Módulo 2 - Ferramentas e Técnicas de Organização. Semana 3: Módulo 3 - Aplicações Práticas e Sustentabilidade. BIBLIOGRAFIA: Oliveira,C., Teixeira; M., Carlotto,R. & Dias, (2016). A.Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão 36(1), 224-233 doi: 10.1590/1982-3703001482014 Soares, A., Jardim,M.,Rocha,D. & Fonseca, R. (2020). Gestão do tempo para estudantes universitários - Technical Report. Labrelações Soares,A.,Alves,P.,Jardim,M.,Medeiros,C.& Ribeiro,R.(2023). A gestão do tempo na rotina universitária: resultados de uma intervenção. Ciências Psicológicas 17(2), 1-13 DOI: 10.22235/cp.v17i2.2845 Seco;G et all (2012). Como ter sucesso no Ensino Superior. Editor Pactor Marcilio,F.,Rocha,R., Blando,A. & Dias,A.( 2021).Guia de técnicas para a gestão do tempo de estudos: relato da construção. Psicologia:Ciência e Profissão, 41,1-13 https://doi.org/10.1590/1982-3703003218325 COMPETÊNCIAS: As competências a serem adquiridas devem abranger habilidades práticas e teóricas que permitam aos estudantes gerir o tempo de forma eficiente, equilibrando questões académicas, profissionais e pessoais. • Identificar e eliminar desperdícios de tempo; • Planificar e priorizar tarefas de forma eficiente; • Estabelecer objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido); • Criar cronogramas. METODOLOGIA: A Microcredencial realiza-se em regime de e-learning. Na Internet a Microcredencial é suportada pela plataforma em utilização na UAb e adaptada ao seu Modelo Pedagógico Virtual. As e-atividades decorrem em modo assíncrono. Quer isto dizer que o estudante aprende à hora e no dia que pretende, sem existir a figura do docente presente em sala de aula. Haverá um tutor que estará disponível apenas para esclarecimento de dúvidas. Os temas são disponibilizados após conclusão do tema anterior. AVALIAÇÃO: A avaliação é de 0 a 20 valores. Sendo a avaliação das e-atividades das primeiras semanas de 40% e a avaliação do trabalho final de 60%. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 18 de Agosto de 2025