Microcredenciais > Dominar a Arte da Negociação no Setor do Turismo CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (A): António Eduardo Martins FORMADOR (A): Isabel Birne Staats INÍCIO: 2024-11-26 CANDIDATURAS DE: 2024-10-18 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-11-14 CUSTO: 0€ (curso gratuito) Guia de Curso NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: O curso foi concebido para dotar os profissionais do sector do turismo de competências essenciais de negociação adaptadas às suas necessidades específicas. No contexto de um mercado de turismo global altamente competitivo e em constante evolução, a negociação eficaz é fundamental para garantir acordos vantajosos, promover parcerias e navegar em cenários regulamentares. Este curso fornece uma estrutura abrangente para compreender e dominar a arte da negociação no sector do turismo. O sector do turismo engloba uma gama diversificada de serviços, incluindo hotelaria, viagens, transportes e entretenimento. À medida que as empresas se esforçam por se manterem competitivas, a capacidade de negociar eficazmente com fornecedores, clientes e reguladores tornou-se cada vez mais importante. Este curso aborda os desafios únicos enfrentados pelos profissionais de turismo, fornecendo-lhes as ferramentas e técnicas necessárias para ter sucesso. DESTINATÁRIOS: São destinatários desta microcredencial: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área da negociação; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, Operadores Turísticos, Gestores Hoteleiros, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : a) titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Residência em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: • Compreender os conceitos e princípios básicos da negociação. • Reconhecer os diferentes tipos de negociação específicos do sector do turismo. • Aprender os componentes chave de uma negociação bem-sucedida no turismo. • Aprender a definir objetivos e metas de negociação claros para as negociações relacionadas com o turismo. • Compreender a importância de uma investigação exaustiva e da recolha de informações no contexto do turismo. • Desenvolver competências para identificar e dar prioridade aos interesses e posições dos intervenientes no sector do turismo. • Dominar técnicas para estabelecer e manter a confiança dos intervenientes no sector do turismo. • Desenvolver estratégias de comunicação eficazes para o sector do turismo. • Aprender a identificar e a alinhar-se com os interesses dos clientes e parceiros do sector do turismo. • Distinguir entre estratégias de negociação distributivas e integrativas no sector do turismo. • Aprender a desenvolver e utilizar a sua BATNA (Melhor Alternativa a um Acordo Negociado) em negociações de turismo. CONTEÚDOS: 1. Fundamentos da Negociação em Turismo 2. Preparação da Negociação em Turismo 3. Construindo rapport e confiança nas negociações de turismo 4. Técnicas de Negociação Estratégica em Turismo 5. Táticas Psicológicas e de Persuasão no Turismo 6. Lidando com Negociadores Difíceis no Turismo 7. Cenários de Negociação no Mundo Real e Desenvolvimento Pessoal no Turismo COMPETÊNCIAS: Neste curso de negociação e-learning de 52 horas, concebido para o sector do turismo, os participantes irão adquirir capacidades essenciais para se destacarem em vários cenários de negociação. Estarão habilitados a dominar os fundamentos da negociação, incluindo a compreensão dos principais conceitos e a diferenciação dos tipos de negociação específicos do turismo. O curso enfatiza a importância da preparação, ensinando competências na definição de objetivos claros, na realização de pesquisas exaustivas e na atribuição de prioridades aos interesses das partes interessadas. Os participantes melhorarão as suas capacidades de comunicação, aprendendo a criar confiança e relações, a alinhar interesses e a utilizar eficazmente pistas verbais e não verbais. As técnicas de negociação estratégica, como o desenvolvimento e a utilização de BATNA e a distinção entre estratégias distributivas e integrativas, são componentes integrais. O curso também aborda as táticas psicológicas e a persuasão, permitindo aos participantes compreender e influenciar a dinâmica da negociação. Serão abordadas estratégias de resolução de conflitos e técnicas para gerir negociadores difíceis, garantindo que os participantes conseguem manter a compostura sob pressão. A aplicação no mundo real através de estudos de casos e exercícios práticos solidificará estas competências, culminando num plano de desenvolvimento pessoal para melhoria contínua. Estas capacidades capacitam coletivamente os participantes a alcançar resultados de excelência e a construir relações comerciais fortes no sector do turismo. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. AVALIAÇÃO: Consultar Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 6 de Novembro de 2024