Microcredenciais > E-Atividades no Desenho de Cursos CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : Daniela Barros, Fátima Goulão INÍCIO: 2023-04-17 CANDIDATURAS DE: 2023-04-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2023-04-13 Guia de Curso ENQUADRAMENTO: Destinada a capacitar docentes de instituições do ES (Ensino Superior) ou do EBS (Ensino Básico e Secundário) para atuarem em contextos de EaDD (Educação a Distância Digital), em Ensino Híbrido ou totalmente a Distância. Aprender a trabalhar com as e-atividades é essencial no desenvolvimento da docência online, como princípio prático na consolidação pedagógica "de como fazer". As e-atividades são a parte prática do ensino e da aprendizagem do conteúdo. Elas estão inseridas no planeamento dos conteúdos e temas a serem desenvolvidos nos cursos online. Ao mesmo tempo, são estratégias de ensino e aprendizagem, tornando-se processos de avaliação contínua. Esta microcredencial irá permitir o desenvolvimento de competências relacionadas com o planeamento, a conceção e a avaliação digital de e- atividades, incluindo a concretização de uma proposta de e-atividade. DESTINATÁRIOS: É exclusivo para o público interno da UAb. OBJETIVOS: • Destacar a importância das e-atividades como concretizadoras das orientações pedagógicas. Os formandos deverão analisar a importância das e-atividades no planeamento da docência online, o seu conceito e os seus fundamentos; • Planear as e-atividades integrando-as no desenvolvimento de um curso online. Os formandos deverão planificar as e-atividades inseridas nos conteúdos, objetivos e temas a serem desenvolvidos; • Identificar os elementos que constituem uma e-atividade e a sua integração no desenho das estratégias de aprendizagem. Os formandos deverão caracterizar e desenvolver os elementos que constituem as e-atividades; • Elaborar uma e-atividade, integrando-a nos temas e conteúdos a serem desenvolvidos em cursos online. Os formandos deverão elaborar e-atividades integrando-as na planificação de um curso. CONTEÚDOS: SEMANA 1 | Apresentação e E-atividade: conceitos e fundamentos SEMANA 2 | E-atividades no desenho do curso SEMANA 3 | E-atividades no desenho das estratégias de aprendizagem SEMANA 4 | Desenho de uma e-atividade COMPETÊNCIAS: Competência principal a ser desenvolvida no curso: construção de e-atividades, como estratégia pedagógica dentro da estrutura de um curso online. METODOLOGIA: A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). AVALIAÇÃO: Contínua, baseada na participação nas interações, nas e-atividades propostas e na realização de trabalhos em equipa e/ou individuais. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 6 de Abril de 2023