Microcredenciais > E-ATIVIDADES NO DESENHO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : Daniela Barros, Maria de Fátima Goulão FORMADOR (A): Raquel Pacheco INÍCIO: 2024-11-12 FIM: 2024-12-17 CANDIDATURAS DE: 2024-08-09 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-10-15 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia do Curso ENQUADRAMENTO: As e-atividades, ou seja, as atividades realizadas por meio de dispositivos eletrónicos, têm um papel importante no desenho das estratégias de aprendizagem. Isso porque essas atividades podem ser utilizadas para diversificar as formas de aprendizagem e envolver os alunos em processos mais dinâmicos e interativos. A e-atividades em ambientes digitais são um dos elementos centrais na organização e orientação das estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem. As e-atividades são enquadradas num contexto de ensino a distância digital que proporciona novas formas de equacionar o próprio processo de ensino e aprendizagem. Devem produzir conhecimento e promover o desenvolvimento de competências. As e-atividades poderão ser um elemento dinamizador da inovação em contextos educativos e devem respeitar a aprendizagem do aluno. Nesta microcredencial desenvolveremos a caracterização dessas e-atividades e suas variantes nos ambientes. Relacionaremos os recursos e serviços dos ambientes digitais com os formatos e propostas para as e-atividades. Procuraremos, ainda, enquadrar a e-atividade como estratégia de aprendizagem e caracterizar e desenvolver as e-atividades tendo em conta essas mesmas estratégias. DESTINATÁRIOS: Exclusivamente para Formadores e outros Profissionais da área da Educação / Formação (p.e. concetores e gestores de formação; coordenadores pedagógicos; consultores de formação). CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Escolaridade mínima: 12º ano • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros INA, IEFP e Turismo de Portugal 3º Ordem cronológica do registo da candidatura e possuir experiência profissional na área da Educação / Formação 4º Trabalhar na área da Formação Profissional. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) OBJETIVOS: • Destacar a importância das e-atividades como concretizadoras das orientações pedagógicas. Os formandos deverão analisar a importância das e-atividades no planeamento da docência online, o seu conceito e os seus fundamentos; • Planear as e-atividades integrando-as no desenvolvimento de um curso online. Os formandos deverão planificar as e-atividades inseridas nos conteúdos, objetivos e temas a serem desenvolvidos; • Identificar os elementos que constituem uma e-atividade e a sua integração no desenho das estratégias de aprendizagem. Os formandos deverão caracterizar e desenvolver os elementos que constituem as e-atividades; • Elaborar uma e-atividade, integrando-a nos temas e conteúdos a serem desenvolvidos em cursos online. Os formandos deverão elaborar e-atividades integrando-as na planificação de um curso. METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. AVALIAÇÃO: A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Para tal, serão considerados os seguintes elementos: - Participação nas interações propostas; - Participação nas e-atividades propostas; - Realização de trabalhos em equipa e/ou individuais. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 9 de Agosto de 2024