Microcredenciais > EUPC Frontline – Capacitação para Profissionais de Prevenção com base no Currículo Europeu de Prevenção CRÉDITOS / ECTS: 6 ECTS DURAÇÃO: 156 horas COORDENADOR (A): Susana Henriques FORMADOR (ES): Carmen Bettencourt, Leonardo Sousa, Isabel Duarte, Mª da Purificação Anjos INÍCIO: 2025-03-11 FIM: 2025-07-01 CANDIDATURAS DE: 2025-01-20 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-02-25 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia do Curso ENQUADRAMENTO: DESTINATÁRIOS: Licenciados da área social a desenvolver funções ou com interesse na área da educação para a saúde, em particular no domínio da prevenção de dependências e comportamentos aditivos. Incluem-se neste universo coordenadores de programas de prevenção, técnicos a trabalhar a área da prevenção, profissionais de Associações / Organizações Não Governamentais, ou seja, educadores sociais, sociólogos, técnicos de serviço social, técnicos de educação, professores, enfermeiros de saúde escolar e/ou comunitária, forças de segurança (ex. Escola Segura), animadores, entre outras. Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Ação acreditada pelo CCPFCP, na modalidade de Curso de Formação com um total de 156h. Registo: CCPFC/ACC-132904/24 CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residência em Portugal, durante a frequência da formação. • CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter realizado a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025; 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 50. Mediante a existência de vagas, poderá ser admitido o público “individual”. OBJETIVOS: O objetivo global da prevenção é o de reduzir os problemas de saúde, sociais e económicos associados a comportamentos de risco – consumo de substâncias psicoativas, uso problemático da Internet, gambling, bullying… A presente Capacitação visa dotar os profissionais que atuam nos domínios da prevenção de conhecimentos atualizados e competências relacionadas com: • Conhecer os fundamentos da ciência da prevenção; • Mobilizar estratégias relevantes para a seleção e implementação de intervenções preventivas eficazes; • Compreender as particularidades da intervenção preventiva em diferentes contextos. CONTEÚDOS: 0. Ambientação ao contexto online 1. Ciência da prevenção 2. Seleção e implementação de intervenções preventivas eficazes 3. Intervenção preventiva em diferentes contextos METODOLOGIA: Os participantes são integrados numa comunidade virtual de aprendizagem, dispondo de acesso permanente a recursos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurado apoio, orientação online por parte de docentes qualificados da Universidade Aberta e credenciados para a formação em prevenção pelo European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA) . Os recursos, conteúdos e materiais educativos são disponibilizados em espaço próprio, localizado na PlataformABERTA, onde decorrem as atividades de ensino-aprendizagem, incluindo a comunicação e as interações entre os participantes e entre os participantes e os/as professores/as. Esta componente online realiza-se de forma predominantemente assíncrona. Poderão existir encontros síncronos, através de webconferences/Zoom, em horário a definir e previamente acordado com os formandos. A metodologia adotada é orientada pelo Modelo Pedagógico Virtual. Mais informações poderão ser consultadas no Guia. AVALIAÇÃO: Consultar o Guia. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 15 de Novembro de 2024