Microcredenciais > Gestão Estratégica CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, António Eduardo Martins FORMADOR (A): Carlos Silva INÍCIO: 2025-03-11 CANDIDATURAS DE: 2025-02-07 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-03 CUSTO: 0€ (curso gratuito) GUIA DE CURSO NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: A unidade curricular procura desenvolver o pensamento estratégico. Deste modo, está organizada em torno dos seguintes grandes tópicos: conceitos básicos, análise externa à empresa, análise interna, estratégias ao nível da unidade de negócio, estratégias corporativas, desenvolvimento da estratégia e estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável. DESTINATÁRIOS: O Curso destina-se prioritariamente a todas as pessoas que têm por objetivo aprofundar conhecimento nesta área de estudo, profissionais ligados ao setor do turismo, autarquias locais, gestores hoteleiros, agentes de viagens, organizações de marketing de destinos, designers de experiências de luxo, colaboradores do turismo regional, bem como empresários de turismo e estudantes universitários. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano. OBJETIVOS: a) Compreender em que consiste o pensamento estratégico; b) Discutir as dimensões do ambiente externo à empresa, e sua influência nas oportunidades e ameaças; c) Interpretar os tipos de recursos e capacidades, e aplicar o modelo VRIO; d) Identificar estratégias de negócio; e) Discernir sobre estratégias de internacionalização; f) Identificar os principais tipos de estratégias corporativas; g) Avaliar e selecionar opções estratégicas; h) Conhecer os desafios empresariais para o desenvolvimento sustentável. CONTEÚDOS: 1. A gestão e as suas áreas funcionais; 2. Conceitos de gestão estratégica; 3. Diagnóstico estratégico; 4. Implementação da estratégica. COMPETÊNCIAS: • Compreender em que consiste o pensamento estratégico; • Identificar estratégias de negócio; • Identificar os principais tipos de estratégias corporativas; • Avaliar e selecionar opções estratégicas; • Conhecer os desafios empresariais para o desenvolvimento sustentável. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 5 de Fevereiro de 2025