Formação Profissional > Integrar a Indústria Aeronáutica, numa perspectiva de negócio CRÉDITOS / ECTS: 3 ECTS DURAÇÃO: 78 horas FORMADOR (ES): Carolina Amado, Fernando Fernandes INÍCIO: 2020-11-04 FIM: 2021-02-03 CANDIDATURAS DE: 2020-08-03 CANDIDATURAS ATÉ: 2020-10-28 CUSTO: 180€ ETIQUETAS: Aeronáutica Formação Profissional Gestão de Negócios CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: Esta formação pretende introduzir noções importantes e particulares da indústria aeronáutica, numa perspectiva de negócio. Assim, no final desta formação os formandos estarão munidos das informações necessárias e capacitados para conseguir introduzir um produto ou empresa nesta indústria, conscientes de todos os desafios a superar. DESTINATÁRIOS: • Todos os que gostariam de fazer parte da indústria enquanto players de mercado • Todos os que trabalham na indústria e gostariam de saber mais sobre a mesma em relação à gestão de negócio, inovação e tendências CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Requisito: bom nível de inglês em compreensão escrita CONTEÚDOS: 1) A indústria aeronáutica a. Introdução b. A cadeia de valor na indústria c. Organismos e iniciativas para o desenvolvimento da indústria 2) O mercado aeronáutico a. Segmentos de mercado b. Modelos de negócio c. Alianças Estratégicas d. Como aumentar a visibilidade perante a indústria 3) Noções de Certificação aeronáutica a. Objetivos da certificação e entidades reguladoras b. Tipos de certificação c. As etapas da certificação no desenvolvimento do produto aeronáutico d. Métodos de conformidade e. Exemplos 4) Inovação e tendências na indústria a. Digitalização, inteligência artificial e big data b. Novos materiais e novas tecnologias c. Aviões ecológicos d. Aeronaves autónomas/drones BIBLIOGRAFIA: • RICHTER Klaus; WALTHER, Johannes (Eds.), Supply Chain Integration Challenges in Commercial Aerospace – A Comprehensive Perspective on the Aviation Value Chain, Springer, 2017 • MALAVAL, Philippe; BÉNAROYA, Christophe; AFLALO, Jonathan, Aerospace Marketing Management - A Handbook for the Entire Value Chain, Springer, 2014 COMPETÊNCIAS: • Compreender a cadeia de valor na indústria aeronáutica e as diferentes formas de abordagem para a integrar • Saber a regulamentação que um produto deve respeitar para poder ser usado na indústria aeronáutica • Perceber as tendências da indústria e as iniciativas para o desenvolvimento da mesma METODOLOGIA: • Exposição da informações através de vários recursos (apresentações criadas pelos formadores, documentos, entrevistas a players da indústria) • Partilha de ideias, interpretações e conhecimentos nos fóruns de discussão • Esclarecimento de dúvidas nos fóruns de discusssão, por mail e/ou videoconferência AVALIAÇÃO: Avaliação contínua, através da dinâmica dos fóruns, em termos do debate promovido, testes no final de cada capítulo ou outros meios de avaliação propostos. No final do curso o formando deverá elaborar uma reflexão pessoal baseada nas suas participações no fórum e na documentação de apoio do curso. Componentes da avaliação: • Avaliação contínua – 60% • Reflexão final – 40% ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 5 de Julho de 2019