Microcredenciais > Português Língua Não Materna | Turismo A1.1 CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : Isabelle Duarte Simões Marques, Filipa Calhôa VICE-COORDENADOR (ES): Adelina Castelo, Ana Cristina Pereira Braz FORMADOR (ES): Ana Cristina Pereira Braz, Clarisse Cristina dos Reis INÍCIO: 2025-03-25 FIM: 2025-04-29 CANDIDATURAS DE: 2025-01-24 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-11 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) NOVO PORTAL DIVULGAÇÃO/ CANDIDATURAS, MAIS INFORMAÇÃO EM: https://formacao.uab.pt Guia de Curso ENQUADRAMENTO: Dirigida a formandos do Turismo de Portugal, I.P., pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em contexto de trabalho. O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua portuguesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas. DESTINATÁRIOS: Formandos do setor do Turismo e Restauração residentes em Portugal. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025 (se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal); 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) OBJETIVOS: • Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas; • Apresentar-se e apresentar os outros; cumprimentar e despedir-se; pedir e dar informações de caráter pessoal e profissional (nome, idade, morada, nacionalidade, estado civil, profissão, hábitos e rotinas, atividades diárias); • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes géneros (diálogos, ementas, etc.); • Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com as áreas de trabalho do turismo e restauração; • Comunicar em situações que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que são familiares e habituais; • Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento. CONTEÚDOS: 1. Apresentações 2. Atividades diárias 3. No café 4. No restaurante COMPETÊNCIAS: • Capacidade de comunicar de forma clara e compreensível em situações simples do quotidiano, como fazer perguntas básicas, cumprimentar e despedir-se, bem como expressar necessidades e preferências; • Capacidade de ler e compreender textos curtos e simples, como descrições de objetos, instruções básicas, informações pessoais e profissionais; • Capacidade de escrever frases simples e coerentes sobre assuntos pessoais, rotina diária, ocupações profissionais, tempos livres e interesses; • Capacidade de compreender informações essenciais produzidas oralmente em diálogos curtos e simples, como identificar palavras-chave, acompanhar instruções básicas e compreender perguntas simples; • Capacidade de participar em conversas e interações simples em português, como cumprimentar e responder a perguntas básicas, nomeadamente fazer e compreender pedidos, dar sugestões, usar expressões familiares e quotidianas e fornecer informações a clientes. METODOLOGIA: A metodologia seguida nesta microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) (https://portal.uab.pt/modelo-pedagogico-virtual-da-universidade-aberta/) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas, individual e colaborativamente. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à lnternet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos tópicos na plataforma Moodle. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 23 de Janeiro de 2025