Pós-Graduações > PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES (UAb/ UC) CRÉDITOS / ECTS: 60 DURAÇÃO: 1560 horas COORDENAÇÃO : Victor Silva, Maria José Sousa, Teresa Carla Oliveira INÍCIO: 2018-10-22 CANDIDATURAS DE: 2018-06-04 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-09-23 CUSTO: 2350 € Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Despacho de Abertura CANDIDATURA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: >> Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra Gestores precisam de gerir pessoas e poucas são as empresas que sobrevivem ou florescem sem estratégias organizacionais e de marketing. No entanto, a estratégia por si só não é suficiente. Trabalhadores, dos diferentes níveis organizacionais, estão cientes do que está a decorrer bem, menos bem ou errado. Ideias inovadoras muitas vezes vêm da base, bem como de topo para a base. Nesta lógica são as pessoas que fazem as circunstâncias, muitas vezes com conhecimento tácito que não é codificado em protocolos de prática, mas com o que eles podem efetivamente podem contribuir para um melhor desempenho das organizações. Mais ainda, reconhecendo que este conhecimento será tanto maior quanto maior o respeito pela vantagem mútua dos resultados, os gestores para vivenciarem e contribuírem para a cultura organizacional subjacente à melhoria contínua da gestão lean têm que aprender o que faz a diferença para os níveis operacionais. Pelo que, pessoas que lidam com pessoas em contexto de trabalho devem ser capazes de abranger temas como: Gestão de Talentos, Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Sistemas de Apoio à Decisão em Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Competências e do Desempenho, Sistemas de Recompensas e Gestão de Carreiras, Gestão e Avaliação da Formação, Auditoria de Processos de Recursos Humanos, Mudança Organizacional, Responsabilidade Social das Organizações, Metodologias de Investigação, Seminário – Novas tendências na Gestão de Pessoas. DESTINATÁRIOS: Este curso destina-se a Profissionais e Licenciados que queriam ocupar cargos de responsabilidade em áreas técnicas e de direção em departamentos ou consultoras de Recursos Humanos. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta (DR – 2.ª série, n.º 41, 27 fev. 2013). Podem candidatar-se ao curso: • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer área do saber; • Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que haja sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro, que seja reconhecido pelos Conselhos Científicos da UAb e da FEUC como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da UAb e da FEUC como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para realização deste ciclo de estudos. OBJETIVOS: • Garantir o domínio de conhecimentos essenciais na área da Gestão de Pessoas; • Promover modelos de gestão de pessoas através das ferramentas mais adequadas; • Promover a capacidade de operacionalizar e integrar os diferentes conceitos de Gestão de Pessoas através da construção de políticas de gestão de pessoas, nomeadamente, de Atração e Gestão de Talento, Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Sistemas de Recompensas e Gestão de Carreiras, Auditoria de Processos de Recursos Humanos, Gestão da Mudança, Sistemas de Apoio à Decisão em Gestão de Recursos Humanos, Gestão de competências e do desempenho e Responsabilidade Social das Organizações; • Proporcionar aos formandos competências no domínio das TIC, que lhes permitam desenvolver tarefas de pesquisa e de exploração da plataforma Moodle. CONTEÚDOS: O plano de estudos deste curso desenvolve-se pelos dois semestres letivos, estruturando-se em termos curriculares conforme abaixo apresentado: • 1.º trimestre - Atração e Gestão de Talento; - Gestão Administrativa de Recursos Humanos; - Gestão e Avaliação da Formação; - Gestão de Competências e do Desempenho • 2.º trimestre - Auditoria de Processos de Recursos Humanos; - Sistemas de Apoio à Decisão em Gestão de Recursos Humanos; - Sistemas de Recompensas e Gestão de Carreiras; - Mudança Organizacional • 3.º trimestre - Responsabilidade Social das Organizações; - Metodologias de Investigação; - Seminário – Novas tendências na Gestão de Recursos COMPETÊNCIAS: Este curso destina-se a ajudar estes destinatários a adquirir e/ou melhorar as suas competências, aptidões e conhecimentos assente em quatro princípios fundamentais: • Aquisição e/ou atualização de conhecimentos científicos relevantes que lhes permita uma maior solidez de atuação, bem como uma sistematização teórica do conhecimento prático já adquirido em muitos casos, contribuindo para a melhoria da sua performance pessoal e das organizações onde se integram; • Desenvolvimento de competências de reflexão, elaboração, comunicação e avaliação; Sentido de aprendizagem ao longo da vida e partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão de pessoas. METODOLOGIA: As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades de formação deste curso funcionam em regime online, completamente virtual, com recurso a uma plataforma de e-learning. A componente de formação teórica, desenvolve-se a partir de dimensões fundamentais para o conhecimento. Os postulados subjacentes a estas dimensões da formação, operacionalizam-se em saberes organizados por 12 unidades de formação que, pressupõem um nível de exigência e uma carga de trabalho global que se traduz em 1560 horas de trabalho (40 semanas). AVALIAÇÃO: A qualidade de um sistema de avaliação determina, em grande medida, a qualidade da ação formativa. Por isso se adota um sistema de avaliação contínua, rigoroso e que minimize a componente subjetiva, sempre presente. A avaliação em formação online tem uma importância acrescida em relação à avaliação em regime presencial, em virtude da natureza particular do próprio contexto de ensino--aprendizagem. Os instrumentos de avaliação devem ser variados de forma a anular ou reduzir ao mínimo admissível a possibilidade de fraude intelectual quanto à autoria dos trabalhos. Deste modo a avaliação do curso considera: Consideram-se com aproveitamento no curso os formandos que obtiverem a classificação mínima de 10 valores, em 20 possíveis, e que tenham apresentado o trabalho final. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 11 de Setembro de 2018