Microcredenciais > Raízes da arte-xávega e o empreendedorismo no turismo histórico CRÉDITOS / ECTS: 3 ECTS DURAÇÃO: 78 horas COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (A): Maria Rosário Bastos FORMADOR (A): Olegário Nelson Azevedo Pereira INÍCIO: 2025-02-04 FIM: 2025-04-15 CANDIDATURAS DE: 2024-12-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-01-21 CUSTO: 0€ (curso gratuito) Guia de curso NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning. Certificação Envio do certificado até 30 dias úteis após a oficialização da pauta final de avaliação, de acordo com o Regulamento Geral da Oferta Educativa da Universidade Aberta (RGOE). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. ENQUADRAMENTO: A arte-xávega foi e continua a ser um tema culturalmente marcante para a sociedade. Considerada património material e imaterial, integrada em circuitos turísticos e subsistindo em diversas comunidades piscatórias, representa um modo de vida que tende a desaparecer e, por isso, se torna essencial promover. Esta ação abre as portas da Universidade para a comunidade externa, democratizando o conhecimento e cumprindo com a função de aproximação da academia à sociedade. O seu caráter inovador reside na abordagem adotada na ótica da História Ambiental, a qual, embora contemplada em alguns projetos de investigação de âmbito europeu e nacional, só agora é inserida nos curricula dos cursos formais de História, nomeadamente com o início da UC de tópicos de História Ambiental na Universidade Aberta que começará a ser lecionada no ano letivo de 2023-2024 (cf. Diário da República, 2ª Série de 10 de fevereiro de 2023, despacho nº 2048/2023, p. 166). Para além deste facto, procura-se nesta formação dar um sentido de aplicação ao conhecimento, promovendo o espírito empreendedor dos formandos, nomeadamente com a consideração da possibilidade de desenvolvimento de projetos empreendedores ligados ao turismo. Desse modo, esta microcredencial destina-se ao público em geral, nomeadamente, curiosos/interessados no tema, discentes universitários, ONG’S, Autarquias, Associações, Guias Turísticos, entre outros. DESTINATÁRIOS: 1. Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da História e do Turismo ligado às zonas costeiras; 2. Todos os discentes universitários; 3. Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano. OBJETIVOS: O curso tem como objetivos: 1. Promover uma contextualização geral acerca da história da arte-xávega na relação comunidades humanas/ambiente; 2. Elencar as fontes para o conhecimento da pesca do grande areal ao longo dos tempos; 3. Promover a participação ativa dos formandos na construção da memória coletiva ligada à arte-xávega, através da recolha de testemunhos da tradição oral, que complementem o conhecimento académico produzido acerca do tema; 4. Desenvolver a criatividade e o espírito empreendedor, através do incentivo à criação de negócios ligados ao turismo, em particular na região e setor de atividade visadas. CONTEÚDOS: O Curso “Raízes da arte-xávega e o empreendedorismo no turismo histórico” (3 ECTS ) está estruturado com 6 módulos obrigatórios, conforme a seguir se indicam: 1. Ambientação ao contexto do e-learning 2. Caraterísticas e Geografias da arte-xávega 3. A xávega na história portuguesa 4. Presente e Futuro: contribuição cidadã 5. Criatividade e Inovação no Setor do Turismo Histórico 6. E-atividades para avaliação contínua e final COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências, que lhes serão identificadas no documento certificador desta microcredencial: a) Identificar e capacitar para o reconhecimento e preservação do património material e imaterial integrante da memória coletiva; b) Reconhecer a evolução da pesca no grande areal em termos de longa-duração; c) Contribuir para a análise da sustentabilidade e viabilidade desta arte de pesca; d) Desenvolver uma visão estratégica e empreendedora para o aproveitamento turístico deste património. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. AVALIAÇÃO: Esta microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação activa nos fóruns e a realização de atividades de avaliação propostas. Assim, a avaliação decorrerá da participação efetiva nas atividades formativas de caráter individual (leitura dos recursos disponibilizados, trabalhos escritos) e nas atividades formativas de caráter colaborativo (interação entre os formandos e docentes, partilha de leituras e conhecimentos, participação nos fóruns de discussão). Espera-se ainda que os formandos apresentem um trabalho final individual acerca do tema abordado na formação. A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios: Presença e participação nas atividades propostas – 30% Trabalho final – 70% A avaliação será expressa na escala de 0 a 20 valores e a conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota igual ou superior a 9,5 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 5 de Dezembro de 2024