Microcredenciais > TURISMO E BEM-ESTAR: AS TERMAS(MCT) CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): António Eduardo Martins FORMADOR (ES): Isabel Rocha, Michele Gomes da Rosa INÍCIO: 2024-10-29 FIM: 2024-12-30 CANDIDATURAS DE: 2024-07-29 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-10-15 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: O turismo de saúde tem ganho cada vez mais destaque no cenário global, impulsionado pela crescente busca por bem-estar, envelhecimento saudável e autocuidado. Nesse contexto, as termas e os destinos turísticos de saúde desempenham um papel fundamental, oferecendo uma ampla gama de tratamentos e terapias que promovem a saúde física e mental dos visitantes. Este curso busca explorar os principais aspetos das termas, turismo e saúde, proporcionando uma compreensão abrangente do setor e das oportunidades profissionais associadas. O projeto TIA - Tourism International Academy (o âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR), foi criado através de um consórcio liderado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) em co-promoção com a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Universidade Aberta (UAb) e em parceria com o Turismo de Portugal (TP). Tem como principal objetivo a criação de um novo centro de referência de carácter internacional para a educação e formação em modalidades online ou presencial e para a promoção de atividades de Inovação nas áreas do Turismo e Hotelaria (T&H) baseadas na experiência e conhecimento trans e interdisciplinares das diversas instituições envolvidas. O fim último é o de alavancar o progresso e desenvolvimento de atividades associadas aos setores do T&H tanto a nível nacional como internacional. DESTINATÁRIOS: Todas as pessoas das diversas áreas de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e bem-estar; Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico e aos alunos universitários. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano. OBJETIVOS: Os objetivos do curso são: • Enumerar e compreender os conceitos, história e evolução das termas e do turismo de saúde; Identificar os diferentes tipos de termas e suas caraterísticas; • Compreender a importância do turismo de saúde no contexto atual. • Indicara as propriedades terapêuticas das águas minerais de acordo com a sua composição química e classificação das águas minerais • Compreender e interpretar os benefícios e indicações terapêuticas das águas minerais, os seus mecanismos de ação mais gerais e as suas aplicações clínicas mais habituais. • Identificar os diferentes tipos de tratamentos e terapias em termas • Estabelecer a diferença entre turismo de bem-estar e turismo médico. CONTEÚDOS: Esta microcredencial está estruturada em 2 módulos que se desenvolvem sequencialmente, com a duração de 4 semanas cada um, totalizando 8 semanas (2 ECTS / 52 horas). Módulo 1: Tipos de Termas e Turismo de Saúde Módulo 2: Águas Minerais e Tratamentos Terapêuticos nas Termas COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão conferidas no documento certificador desta Microcredencial: • Capacidade de entender e aplicar os conceitos fundamentais relacionados às termas, turismo de saúde, águas minerais e tratamentos terapêuticos. • Capacidade de analisar criticamente os benefícios, indicações, contraindicações e eficácia dos tratamentos e terapias disponíveis em termas e destinos de saúde. METODOLOGIA: A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). AVALIAÇÃO: Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra: • Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias); • Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.). Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final. »»Classificação Final no curso Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial os formandos que obtiverem uma Classificação Final no Curso igual ou superior 10 valores, numa escala de 0 a 20, tendo tido nos módulos 1 e 2 uma classificação igual ou superior a 8 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 7 de Julho de 2023