Celestino Barros fala da sua Experiência enquanto Estudante da UAb

No dia 26 de abril de 2021, eu, Celestino Lopes de Barros, de nacionalidade cabo-verdiana, conclui o Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web, programa que resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“Uma Proposta de Escalonamento de Tarefas sensível ao Contexto de Aplicações Móveis no Paradigma Fog Computing, tese defendida em contexto de videoconferência, procura trazer contributos inovadores nas áreas de escalonamento de tarefas e computação distribuída.

É proposta uma solução para o problema de escalonamento de pedidos sensíveis ao contexto para o paradigma fog que minimiza os tempos de execução da aplicação e maximiza as suas prioridades. A solução proposta enquadra-se no problema de escalonamento dos pedidos de execução de aplicações móveis com parâmetros de contexto tridimensionais (níveis de bateria, intensidade de sinal da rede e QoS da aplicação).

Enquanto estudante de doutoramento na UAb, destaco o plano curricular do curso, muito abrangente e multidisciplinar, a existência de Retiros Doutorais, que constituem momentos ímpares de partilha de conhecimento e motivação coletiva, a qualidade dos professores, composta por profissionais com conhecimentos sólidos e diversificados, o que auxilia sobretudo no momento da conceção do projeto da tese e na escrita da mesma.

A componente de ensino a distância torna-se ideal e viabiliza a participação de estudantes de outros países, como é o caso, que devido a compromissos pessoais, profissionais e familiares enfrentam dificuldades em se deslocar a outros países para obterem a sua formação.

Atualmente, desempenho funções de Docente e Diretor dos Serviços Técnicos e Informática na Universidade de Cabo Verde.