Criado em 2008, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Abrantes está instalado no edifício Pirâmide, no centro da cidade.
O município, pertencente ao distrito de Santarém, é o maior em dimensão e o terceiro mais populoso da região do Médio Tejo. Estende-se por cerca de 700 km2 e tem uma população aproximada de 40 mil habitantes.
A sua localização geoestratégica privilegiada faz de Abrantes a cidade mais central do país, com uma rede de acessibilidades que permite a rápida ligação a qualquer ponto do país e mesmo a Espanha.
Do ponto de vista dos recursos naturais, Abrantes usufrui de dois dos maiores recursos hídricos do País: o Rio Tejo (que atravessa o concelho numa extensão de cerca de 30 km) e a Albufeira de Castelo de Bode.
Tem 13 freguesias com características bastante diferentes, fruto também da própria paisagem que as envolve, cada uma delas tem conseguido manter os seus saberes e tradições e desenvolver atividades económicas compatíveis com a rentabilização dos seus recursos naturais.
É uma cidade de serviços, mas também com forte vocação e tradição industrial. Tem produção premiada de vinhos (Casal da Coelheira e Quinta da Parrada) e de azeites (Casa Anadia, Ourogal, SAOV, Azeite Gallo, VAL Escudeiro, Zé Bairrão).
Visitar Abrantes significa conhecer o seu património histórico diversificado: Castelo/Fortaleza, Igrejas com diferentes origens e estilos, Núcleos Museológicos e Museus, dos quais se destacam o Museu Duarte Ferreira e o Museu Ibérico de Arquelogia e Arte. Significa, também, desfrutar da Albufeira de Castelo de Bode e das suas estruturas de turismo náutico (praias fluviais, estação de Wakeboard).
Desde a sua criação, o CLA de Abrantes tem vindo a desenvolver atividades regulares em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes e outros parceiros da área da Educação como, por exemplo, as Jornadas de Educação de Abrantes, com temas anuais. Em simultâneo, participa e organiza eventos noutros concelhos da sua área de abrangência. Destacam-se a participação na Feira de Emprego, Empreendedorismo e Educação de Tomar, de caráter anual, e as atividades organizadas com os Centros Qualifica de Tomar e Alcanena.
Área de abrangência: Entroncamento, Constância, Vila Nova da Barquinha, Ponte Sor, Nisa, Gavião, Sardoal, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Tomar, Alcanena, Proença-a-Nova, Torres Novas, Mação e Vila Velha de Ródão. Onde funciona: Edifício Pirâmide, Largo de Santo António, 2200-349 Abrantes Telefone: (+351) 241 364 468 Telemóvel: (+351) 915 676 355 Correio eletrónico | Página do Facebook Coordenação: Liliana Vasques
Janeiro 2021 #145