CLA de Grândola

Sede do Centro Local de Aprendizagem de Grândola

É no Alentejo Litoral, na confluência de várias regiões, que se encontra um dos 18 Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta.

Situado na capital da liberdade eternizada na célebre canção de Zeca Afonso, o CLA de Grândola foi criado em 2008 e estende a sua atuação aos concelhos de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines (no distrito de Setúbal) e Odemira, Ourique, Aljustrel, Cuba, Ferreira do Alentejo, Alvito e Castro Verde (no distrito de Beja).

O Território

O concelho de Grândola, com uma área aproximada de 800 km2, tem uma extensa costa marítima de 45 km de praias de areias brancas e águas cristalinas, e confina a norte com o concelho de Alcácer do Sal, a nascente com o de Ferreira do Alentejo, a sul com o de Santiago do Cacém, a poente com o Oceano Atlântico, e a norte e noroeste com o rio Sado, que o separa do concelho de Setúbal (sede de Distrito).

Devido à sua localização geoestratégica, Grândola apresenta um elevado potencial de desenvolvimento, quer a nível do investimento privado e do turismo, quer no que toca ao vasto território rural e florestal.

Nesta ampla região, as vocações económicas têm uma definição territorial relativamente vincada, sobressaindo ao nível concelhio os Serviços de Apoio às Empresas e os Transportes  (Sines e Santiago do Cacém); o turismo (Grândola e Odemira);  aEnergia, Indústria Metálica e Química (Sines); o sector hortícola (Odemira) e o sector agroflorestal (Alcácer do Sal).

O eixo Sines-Santiago assume uma posição de destaque no contexto económico sub-regional com maior presença de instituições de conhecimento e serviços de apoio às empresas. Destaque para a recente amarração em Sines do cabo submarino do consórcio EllaLink, que proporcionou a primeira ligação direta em fibra ótica entre o Brasil e a Europa e que se traduz num novo hub nacional / ibérico de âmbito tecnológico e no domínio das telecomunicações.

O CLA

Neste território de excelentes oportunidades, e na sua mais de uma década de existência, o CLA de Grândola tem procurado dinamizar ações que divulguem a UAb e a sua oferta pedagógica, bem como apoiar em termos logísticos os estudantes residentes na sua área de intervenção.

Tem organizado eventos presenciais e online, de âmbito formal, não-formal e informal, abrangendo não sós estudantes da UAb como também público em geral, em parceria com várias entidades concelhias e da região. Nesta linha destacam-se as parcerias estabelecidas com o CFAE – Centro Formação Associação Escolas do Alentejo Litoral, a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, a PSCAL – Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral, a RIVDAL – Rede Integrada de Resposta à Violência Doméstica do Alentejo Litoral, o AES – Agrupamento Escolas Sines, o AEG – Agrupamento Escolas Grândola, o Centro QUALIFICA – Agrupamento Escolas Grândola e a integração no Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

O CLA de Grândola integra também o projeto Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, assegurando a ligação aos estabelecimentos na Área da Grande Lisboa e Alentejo Litoral.

A nível de iniciativas, destacam-se as seguintes:

  • Webinar “Fake news e desinformação: o ataque às literacias e ao jornalismo”
  • Ciclo de Conversas em Grândola: Dia Municipal para a Igualdade
  • Coordenação do Curso “Cinema – Do Pensamento à Ação”
  • Dia Aberto e Encontros Anuais de Estudantes
  • Seminário de Educação do Alentejo Litoral
  • Mostra de Educação, Formação e Emprego de Sines – (In)Forma
  • Ação de capacitação para professores “Flexibilidade Curricular: novas dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem com diferentes pedagogias e tecnologias”
  • Seminário “Os Novos Desafios da Escola do Século XXI”
Mostra de Educação de Sines
Acão de capacitação para professores

 

 

 

 

 

 

Encontro de estudantes

 

Vídeo sobre o Município

 

Área de abrangência: Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Castro Verde, Cuba, 
Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém e Sines.  
Onde funciona: Av.  António Inácio da Cruz, N.º 1, 7570-185 Grândola   
Contactos do CLA: Telefone:(+351) 269 456 122 | Telemóvel:(+351) 915 676 348  
Correio Eletrónico | Página de Facebook 
Coordenação: Joana Correia

 

Agosto 2021 #152