A Comissão recomenda aos Estados-Membros que adotem uma abordagem comum nas normas e princípios fundamentais das microcredenciais.
A Universidade Aberta segue e pratica as recomendações de capacitação por microcredenciais, que certificam os resultados de curtas experiências de aprendizagem e apoiam a aquisição direcionada e flexível de conhecimentos, aptidões e competências, à qual definiu um espaço próprio “Aprendizagem ao Longo da Vida”.
A recomendação europeia pretende que todas as partes envolvidas sejam capazes de compreender o conteúdo e utilidade das microcredenciais e de verificar a sua autenticidade, tornando-as portáteis, tanto no seu próprio país como além-fronteiras.
A recomendação pormenoriza:
- Vários elementos normalizados para descrever uma microcredencial, incluindo os objetivos de aprendizagem, o volume de trabalho necessário para alcançar os objetivos de aprendizagem e o tipo de avaliação;
- Orientações para desenvolver um ecossistema das microcredenciais, por exemplo, promovendo o desenvolvimento de microcredenciais concebidas e acordadas pelos representantes dos empregadores e dos trabalhadores e aplicando e desenvolvendo mecanismos de garantia da qualidade;
- Reforçar a confiança e a flexibilidade.
O novo instrumento de formação vai permitir aos cidadãos da União Europeia, que se confrontam com novos desafios profissionais, nomeadamente depois da pandemia, tirar partido de percursos de aprendizagem e de carreira personalizados.
A Universidade Aberta responde aos novos desafios.
A primeira microcredencial em “Educação a Distância e Digital”, financiada pelo Plano Recuperação e Resiliência (PRR), já começou tendo, até agora, mais de 400 estudantes inscritos.
Julho 2022 #163