Quando decidi inscrever-me no Mestrado em Estudos sobre a Europa – MESE (2013-2016), estava a viver em Espanha e a opção de continuar a minha formação em português, foi facultada pelo ensino a distância proporcionado pela Universidade Aberta (UAb). Este percurso proporcionou-me a aquisição de conhecimentos sobre o contexto Europeu, especificamente, sobre a diversidade política e económica da Europa, aprofundando os saberes das diferentes culturas, bem como, das diversas representações de pensamento dos povos europeus. O programa multidisciplinar do MESE têm sido uma das mais valias, que se evidencia a cada entrevista de trabalho.
A excelência do ensino e dos Docentes da UAb permitiu-me desenvolver a capacidade de refletir criticamente sobre os fenómenos e a aprendizagem de métodos e técnicas de trabalho. Com isso, fortaleci as minhas competências de investigação, que hoje me permitem colaborar com outros investigadores, cujo produto se materializa em quatro publicações científicas em revistas indexadas. Mas, o modelo pedagógico da UAb, também, possibilitou o desenvolvimento de outras competências, como a gestão e organização do tempo, o que me fez ganhar autonomia, compromisso e autodisciplina. A nível pessoal, conhecer e conviver com Colegas de diferentes áreas profissionais e geográficas revelou-se muito gratificante – companheirismo e entre ajuda – com alguns deles a construção de uma bonita amizade.
Realizar o Mestrado na UAb, mudou a minha vida, dado que me permitiu realizar dois sonhos: conhecer outras culturas, hoje vivo no México; e, ensinar e/ou aprender (cada vez mais tenho dificuldade em separar estes conceitos), como docente na Universidad de Guanajuato, a oitava melhor universidade do México, onde leciono várias temáticas.
De momento, estou a terminar o segundo semestre do Doutoramento de Relações Interculturais e, uma vez mais, deparo-me com a excelência, exigência e inovação que a UAb sempre me acostumou.
Paula Carvalho de Figueiredo
Mestre em Estudos sobre a Europa pela Universidade Aberta