O Dia da Universidade Aberta (UAb) foi celebrado a 2 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A sessão, que contou com a presença da secretária de estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, teve como momento alto a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Terry Anderson, professor emérito da Universidade de Athabasca, a Universidade Aberta do Canadá. A apresentação do doutorando foi feita pelo professor António Moreira Teixeira, tendo o elogio ficado a cargo da professora Isabel Huet e Silva.
A cerimónia incluiu também a atribuição do Prémio Armando Rocha Trindade, instituído em 2024 pela UAb, como forma de reconhecer o empenho dos estudantes desta instituição nas áreas da investigação e produção científicas e incentivar a investigação da comunidade discente. Foram distinguidos com o prémio, ex aequo, João Carrilho e Sílvia Moreira.
Foram também atribuídas Bolsas de Estudo por Mérito 2023-2024, as quais foram entregues pela reitora, professora Carla Padrel de Oliveira, e pelo presidente do Conselho Geral, professor Guilherme d’ Oliveira Martins.
Para reconhecer a dedicação e reconhecer o seu contributo para o legado da UAb, foram homenageados os colaboradores docentes e não docentes aposentados em 2025.
Posteriormente, o professor Terry Anderson teve oportunidade de manifestar a sua satisfação na forma como foi acolhido na Universidade Aberta, publicando um artigo muito elogioso no seu blog pessoal, no dia 6 de dezembro.
Aceda à gravação da transmissão em direto.
Aceda à reportagem:
DEZEMBRO 2025 #204