Doutorado UAb na equipa do 2.º satélite português

José Luís Freitas, doutorado em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta, em 2019, faz parte da equipa que concebeu e lançou no espaço, no passado dia 4 de março, o 2.º satélite português.

O antigo estudante da UAb é Diretor do Departamento Aeroespacial e Segurança da Thales Edisoft, onde está a equipa que liderou o consórcio de 12 entidades portuguesas, composto por empresas e academia, que desenvolveu o nanossatélite português AEROS MH-1.

Lançado no estado da Califórnia (EUA) a bordo de um foguetão da SpaceX, o satélite (MH-1) de 4,5 quilos deve a sua designação a Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, um dos impulsionadores do projeto, que os elementos do consórcio quiseram homenagear.

O lançamento ocorreu 30 anos depois do envio do primeiro satélite português, o PoSat-1, um microssatélite de 50 quilos que entrou na órbita terrestre em setembro de 1993.

O AEROS MH-1, posicionado a 510 quilómetros de altitude da Terra, vai monitorizar, durante os próximos três anos, a Zona Económica Exclusiva Portuguesa, fornecendo imagens do Oceano Atlântico. Os dados obtidos pelo satélite irão contribuir para melhor compreender e proteger o meio marinho, sendo disponibilizados gratuitamente.

 

MARÇO 2024 #183