EduSummit 2021 | A educação em reflexão para o pós-pandemia

Já praticamente todos o disseram, mas mesmo assim não é demais repeti-lo: a inusitada pandemia COVID-19 veio alterar inúmeras dinâmicas da nossa vida em sociedade.

As suas repercussões atingiram também a Educação e tornaram-se um tema central da agenda educativa, uma vez que implicam forçosamente reconfigurações do sistema educativo, com vista a dotar as escolas de mais e melhores recursos que lhes permitam responder, de forma eficaz e eficiente, à complexidade e incertezas que caracterizam o mundo de hoje.

Conscientes desta inevitável repercussão no domínio da Educação, a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), a Federação Nacional da Educação (FNE) e a Universidade Aberta (UAb) decidiram organizar a EduSummit 2021, que irá decorrer online nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2021.

Compreensivelmente, esta iniciativa, que se perspetiva como a primeira de um conjunto de eventos similares que as três instituições pretendem organizar no futuro, decorrerá sob o lema genérico Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia.

O objetivo primordial é, assim, congregar em reflexão investigadores, docentes, alunos, académicos e outros especialistas que, com o seu contributo, suscitem um debate alargado sob as várias perspetivas que o tema indicia.

O Encontro será desenvolvido, essencialmente, através de quatro componentes: Masterclasses, Edutalks, Sessões paralelas e Mesas redondas com promoção de debates, onde serão tratados vários sub-temas, como:

  • O papel do professor no mundo em transformação;
  • As lideranças educativas como potenciadoras de inovação;
  • Pensar a educação fora da escola;
  • Transformação digital e Inovação;
  • Pensar o aluno como construtor da sua própria aprendizagem;
  • Transformação, diversidade e inclusão em Educação.

A participação dos docentes dos Ensinos Básico e Secundário na EduSummit 2021 poderá ser realizada enquanto ação de formação acreditada (15 horas) pelo CCPFC (CCPFC/ACC-112536/21).  Além de ficarem a conhecer as potencialidades de experiências levadas a cabo em escolas/agrupamentos no contexto de pandemia e projetos de investigação sobre as escolas/agrupamentos, os docentes poderão refletir sobre a transição de emergência para a educação digital realizada nas escolas e sobre a diversidade e inclusão na educação depois da pandemia, bem como sobre a necessidade de potenciar a inovação e a transformação na educação no futuro.

Se é certo que a reflexão pode ser encarada como enriquecedora, em termos pessoais e coletivos, para os docentes dos Ensinos Básico e Secundário, ela reveste-se também de particular importância para os docentes e investigadores da Universidade Aberta, cuja participação direta em vários painéis, sobretudo no que diz respeito à problemática da Transformação digital e Inovação, constituirá uma oportunidade privilegiada para destacar os mecanismos e as formas de operar ligadas à educação que integra e recorre à tecnologia digital.

Para mais informações consulte o site do evento  e assegure a sua participação.

 

Vice-reitor da Universidade Aberta para a Gestão Académica

 

 

José das Candeias Sales
Vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização Académica

Setembro 2021 #153