A Delegação Regional do Porto da UAb acolheu, nos dias 7 e 8 de novembro, o encontro anual dos coordenadores dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) e dos membros da Unidade de Desenvolvimento dos CLA (UMCLA).
No primeiro dia, foram debatidas ideias e experiências com vista ao fortalecimento e estreitamento dos laços institucionais, consubstanciadas na intervenção da Reitora eleita, doutora Carla Oliveira, que sublinhou o contributo dos CLA na aproximação da realidade presencial no espaço virtual e na construção de projetos comuns norteados pelo princípio da educação para a inovação. O dia prosseguiu com uma formação sobre os conceitos básicos na administração pública, ministrada pela Administradora da UAb, Dra. Valentina Matoso.
O segundo dia foi orientado em torno da discussão das quatro grandes linhas de ação do Plano de Desenvolvimento da UMCLA para os próximos anos:
- Rentabilização do valor acrescentado e diferencial dos CLA;
- Rentabilização das parcerias com os agentes locais;
- Dinamização e otimização do trabalho em rede entre os serviços desconcentrados e a sede da UAb;
- Melhoria nas formas de disseminação da presença da UAb nas áreas de abrangência dos CLA.
Houve espaço para três intervenções, que iniciaram com a professora Sandra Caeiro, do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT), defendendo que atividades de responsabilidade social e de sustentabilidade local, como o voluntariado social, podem representar ferramentas de avaliação da sustentabilidade do ensino superior. Seguiu-se-lhe o professor Jacinto Jardim, Investigador da UAb, que apresentou um projeto de educação para o empreendedorismo e cidadania que visa promover o sucesso escolar através da criação de soft skills. Por fim, a professora Eliane Schlemmer, investigadora na UNISINOS, Brasil, e criadora de software e ambientes digitais virtuais educacionais tais como In Vino Veritas e Fantasma no Museu. Apresentou parte de uma pesquisa, desenvolvida em rede, que tem como finalidade a promoção de ações colaborativas e cooperativas, na perspetiva da compreensão sobre como a cidade se pode tornar num espaço de aprendizagem.
Os Centros Locais de Aprendizagem são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida e resultam da criação de parcerias entre a Universidade Aberta e a sociedade civil. Existem atualmente 18 Centros, distribuídos de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Novembro de 2019 #131