A designação «Entrudo» evoca a vertente religiosa desta festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
Provém da palavra latina Introitus, que significa entrada, ou seja entrada na Quaresma, período que tem início no dia seguinte, na chamada quarta-feira de Cinzas.
A palavra «Carnaval», mais usada atualmente, deriva do latim carnem levare ou carnis levale, que significa “abstenção da carne”. Alguns etimologistas acreditam que o segundo elemento da palavra é formado, na realidade, pela palavra vale, que significa “adeus”, formando a expressão “adeus à carne”.
A explicação tem origem no facto da festa do Carnaval ser sempre comemorada no período que antecede a Quaresma, período em que, tradicionalmente, os católicos se abstinham de consumir carne.
Há várias teses sobre a origem do Carnaval, mas segundo a que ficou mais conhecida, acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do Deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade.