Erasmus+ e a internacionalização

O programa Erasmus, atualmente designado por Erasmus+, completa este ano 35 anos.  O programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto continua a ser, entre todos os programas lançados pela União Europeia, o de maior sucesso, tendo como lema “Enriquecer vidas, alargar horizontes”.

A Universidade Aberta (UAb) participa, desde o início, promovendo a mobilidade de estudantes para estudos ou estágios e a mobilidade de colaboradores docentes e não docentes. Na verdade, o Erasmus+ assume-se como uma das dimensões da estratégia de internacionalização da UAb.

Apesar da sua especificidade, enquanto universidade de ensino online, a UAb já permitiu a mobilidade de dezenas de docentes, de diferentes áreas científicas e para diversos países europeus. Quanto aos estudantes, muitos já beneficiaram destas ações realizando programas de estudo ou estágios, não só em universidades como em empresas europeias.

Os estudantes estrangeiros, do 1.º ao 3.º ciclo de estudos, vindos na sua maioria de universidades presenciais, também têm participado em programas de estudo, desenvolvendo a sua atividade em ambiente digital, à semelhança dos estudantes desta universidade. O Erasmus+ tem contribuído, igualmente, para aumentar a participação de professores e investigadores estrangeiros convidados a participar em diferentes atividades académicas da UAb.

Além de apoiar a mobilidade internacional de estudantes e professores, para estudos ou estágios, o Erasmus+ dirige-se também aos profissionais que trabalham no ensino superior (não docentes) através das mobilidades de formação.

Mais informações

Abril 2022 #160