Entre os dias 7 e 11 de novembro, professores e estudantes de mestrado e doutoramento, da Universidade Aberta (UAb), participaram na semana presencial do curso Digital Teaching and Learning Objects and Methods que teve lugar em Pádua, Itália.
O curso, com a duração de um mês, é um Blended Intensive Program (BIP) financiado pelo Programa Erasmus+ e resulta de uma parceria entre a Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), que coordena o projeto, a Universidade de Salamanca (USal), Espanha, e a UAb, Portugal.
Eis os relatos de alguns participantes:
“Para mim esta experiência foi muito construtiva. Contactar com pessoas de outros países, trocar ideias, fazer novas aprendizagens… foi uma semana enriquecedora e entusiasmante”. Mariana Meireles, estudante do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares.
“Conhecer novas metodologias e pensar como poderá ser aplicada online, conhecer experiências e profissionais de outras instituições europeias foi certamente oportuno e fantástico. Foi muito inspirador para pensar em projetos futuros”. Fernanda Campos, designer instrucional da UAb.
“Como aluna de um mestrado online (Pedagogia do e-Learning) percebo que é muito importante vivenciar experiências face-a-face para aprofundar os laços de interação entre professores e alunos e, por isso, acredito no impacto positivo de um Programa Blended. Particularmente, essa grande interação com as outras duas universidades é uma experiência ainda mais significativa porque conseguimos trabalhar em grupo de forma colaborativa e harmoniosa tendo presente estudantes de outras culturas, línguas, idades e experiências de vida completamente diferentes. Na minha perceção de aluna, diria que tudo correu maravilhosamente bem e que os objetivos dos professores e organizadores deste Erasmus cumpriram com eficácia os seus objetivos. Percebi que tanto os alunos quanto os docentes, estavam ali para dar o seu melhor, contribuir com suas experiências e, principalmente, aprender novas metodologias mantendo a curiosidade, a mente aberta e o respeito e a flexibilidade para entender as múltiplas perspetivas”. Ana Maria Kruel, estudante do Mestrado em Pedagogia do e-Learning.
“Sinto-me grata, como aluna de Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta, por ter tido a oportunidade de participar neste programa Erasmus, o qual promoveu a inovação, a excelência e a internacionalização. Este programa foi uma experiência extraordinária, muito rica a nível de desenvolvimento pessoal, socioeducativo e profissional, e de obtenção de competências (aprendi/desenvolvi novas boas práticas, pertinentes para a minha atividade docente)”. Maria de Fátima Ferreira, estudante do Mestrado em Supervisão Pedagógica.
“Foi uma experiência aliciante e enriquecedora. Esta experiência permitiu-me desenvolver várias competências que não se ligam apenas aos conteúdos abordados. O contacto com outras culturas, outras línguas levou a uma necessidade de respostas diversificadas e um desafio para nós. As experiências que esta semana nos permitiu, de um ponto de vista pessoal e social, foram extremamente aliciantes e múltiplas”. Maria de Fátima Goulão, professora da UAb.
“Enquanto aluna do Mestrado em Pedagogia do eLearning foi um privilégio participar nesta iniciativa. A partilha de experiências, conhecimentos e modos de trabalhar fez com que desenvolvesse diferentes competências que serão muito úteis para o desenvolvimento do meu trabalho como docente”. É sem dúvida uma experiência que recomendo a outros alunos. Sofia Cabrita, estudante do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
“Como aluna do Mestrado em Pedagogia do eLearning considero uma oportunidade única e extremamente enriquecedora participar neste programa. Foi uma experiência intensa, com a duração de 3 semanas online e uma semana presencial. Teve atividades diversificadas que permitiram aquisição de competências, partilha de experiências, contacto com realidades e culturas diferentes. Esta experiência dotou-me de competências que irão enriquecer a minha atividade enquanto formadora”. Paula Nogueira, estudante do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
“De um convite inesperado surgiu uma aventura plena em conhecimento e enriquecimento pessoal. Esta foi a primeira vez que frequentei um programa de Erasmus e a experiência não poderia ter corrido melhor. Sinto-me muito grato pelo convite, pelo acolhimento, pelas formações em Problem Based Learning e em Team Based Learning, e que despertaram em mim um desejo de aprofundar os meus conhecimentos e competências na área da Educação. A viagem possibilitou experiência rica em trocas culturais, a oportunidade de fazermos novas amizades e a concretizar um velho sonho de visitar Pádua e Veneza”. Carlos Barradas, estudante do Doutoramento em Estudos Globais.
Dezembro 2022 #168