Formação de Professores de Língua Gestual Portuguesa em ensino a distância

No presente ano escolar 2018/2019, a Universidade Aberta, instituição pública de referência no ensino online, tornou-se pioneira ao oferecer, pela primeira vez, o Curso de Profissionalização em Serviço (CPS), promovido pelo Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) e pelo Departamento de Ensino e Educação a Distância (DEED) aos docentes de Língua Gestual Portuguesa.

Este curso reconhecido pelo Ministério da Educação, através do Despacho n.º 7424/2018, de 6 de agosto, vai permitir aos estudantes que o concluam, a obtenção da habilitação profissional exigida para o seu ingresso na carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, no recentemente criado grupo de recrutamento 360, Língua Gestual Portuguesa (LGP), criado pelo Decreto-Lei n.º 16/2018, de 7 de março.

Desde a sua criação, há 30 anos, a Universidade Aberta tem contribuído para a formação de professores do ensino básico e secundário. Através da oferta do Curso de Profissionalização em Serviço colabora na promoção da qualidade do ensino e das expetativas profissionais dos docentes, atendendo à exigência da qualificação profissional para o exercício da atividade docente nos estabelecimentos de educação e ensino públicos, particulares e cooperativos que ministrem a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário.

A presente edição do CPS, organizado pelo sistema de unidades de crédito, lecionadas ao longo de dois semestres, tem a particularidade de abranger o grupo de docência 360 – Língua Gestual Portuguesa. Neste Curso de caráter formal não conferente de grau académico foram constituídas 2 turmas, cada uma com 40 formandos, que atualmente, na sua maioria, lecionam em Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS), com habilitação científica adequada para a nova área que a partir do ano letivo 2019/20 integrará o recente grupo de recrutamento 360, o qual reconhece aos formadores de LGP a sua integração na carreira docente do ensino não superior.

Aos estudantes/docentes de LGP foi aplicado um novo sistema de avaliação constituído por uma prova final (oral) realizada no final de cada unidade curricular, por se ter considerado ser o método mais adequado às dificuldades apresentadas pelos estudantes, que maioritariamente sofrem de surdez.

Entre os dias 28 de janeiro e 22 de fevereiro de 2019, realizaram-se na Universidade Aberta, nas Unidades Curriculares do primeiro semestre, do CPS, exames orais efetuados por estudantes/docentes que lecionam Língua Gestual Portuguesa.

As provas finais realizaram-se umas presencialmente, outras por videoconferência, sendo os estudantes avaliados por um Júri, constituído por três docentes da Universidade Aberta, apoiados por um ou dois intérprete(s) de LGP.

A oferta pela Universidade Aberta do Curso de Profissionalização em Serviço a estes docentes de LGP veio possibilitar-lhes a concretização de uma expetativa há muito mantida. Também o planeamento e concretização deste Curso traduziu-se num enorme desafio para todos os participantes: a Coordenação do Curso (Professora Doutora Ana Nobre), a Direção do DEED (Professor Doutor António Teixeira) e o Pró-Reitoria para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Extensão Cultural (Professor Doutor José Sales), bem como para os professores que lecionam as Unidades Curriculares, para os próprios estudantes, para os intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e técnicos da Universidade Aberta.

A opção por este sistema de avaliação, traduziu-se numa inovação, num desafio, numa aprendizagem para todos os envolvidos e numa experiência muito agradável, nova e enriquecedora, tendo sido muito positivo o resultado do esforço de todos os participantes. Deste modo, a Universidade Aberta permite a todos os estudantes a concretização das suas expetativas profissionais, independentemente da sua condição, promovendo a igualdade de oportunidades e a inclusão de todos os cidadãos.

 

Ana Nobre

Coordenadora do Curso de Profissionalização em Serviço – LGP