A Pandemia de Covid-19 e as consequentes transformações digitais, alteraram a forma como vivemos, comunicamos, trabalhamos e aprendemos. Evidenciaram a necessidade das organizações se prepararem para lidar com desafios atuais e futuros.
O setor da educação foi um daqueles que rapidamente se adaptou à mudança, designadamente, no que respeitou à transição do ensino presencial para o formato online. Todavia, são vários os desafios com que os Docentes se têm deparado: como desenhar a formação, como e-moderar e acompanhar os estudantes e ainda, como avaliar, são algumas das dificuldades sentidas.
Pioneira e especialista no Ensino a Distância em Portugal e no âmbito do Projeto Impulso 2025, financiado pelo PRR, a Universidade Aberta lançou a Microcredencial de Educação a Distância e Digital, na qual se têm inscrito centenas de docentes do Ensino Superior.
Foi neste contexto que a Universidade Aberta, formalizou, recentemente, um protocolo com a Universidade Atlântica e com a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, visando capacitar os respetivos docentes para o Ensino a Distância.
Pretendendo conferir conhecimentos especializados no âmbito da formação para a docência digital, em que se incluem a conceção e avaliação de atividades para o processo de ensino-aprendizagem digital, a comunicação, a gestão do tempo e a organização de trajetos educativos, bem como a familiarização com as ferramentas tecnológicas e os modos de interagir online, esta Microcredencial tem também o objetivo de integrar na prática de lecionação tanto a reflexão pedagógica como a investigação desenvolvida no âmbito da Educação a Distância, acrescentando às componentes de lecionação digital anteriormente referidas uma dimensão teórico-analítica, que constitui uma importante contextura para o futuro desempenho letivo do docente em regime de EaD.
Trata-se, pois, de mais um impulso positivo no projeto e nas boas relações de cooperação entre Instituições do Ensino Superior.