Projetos

More than Human – Challenging human centred worldviews and engaging with relational worldviews in higher education to fight climate change

 

Um estudo recente (Lozano et al. 2022) mostrou que as pedagogias tradicionais não são eficazes na promoção do desenvolvimento de competências de sustentabilidade, tais como pensamento sistémico e pensamento de valores, e na promoção de mudanças comportamentais para um envolvimento ativo na sustentabilidade, preferências individuais e valores culturais.

O objetivo geral deste projeto é desenvolver ainda mais as competências de sustentabilidade dos professores do ensino superior para que, por sua vez, eduquem as gerações futuras para co-criar conhecimento para uma sociedade resiliente, inclusiva e sustentável que lute ativamente contra as alterações climáticas.

Este projeto apoia o setor do ensino superior para se tornar ainda mais interligado, inovador e digital, reforçando as ligações entre a educação, a investigação e a inovação. Além disso, oferece oportunidades de networking e inspiração para projetos e investigação no campo da educação para a sustentabilidade.

Isto será conseguido através dos seguintes resultados do projeto:

  • Um Quadro de Pedagogia de Sustentabilidade que estimule práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e aborde competências de sustentabilidade para lutar contra as alterações climáticas.
  • Um programa de Formação de Professores Online Aberto à Comunidade (COOTE) para o ensino superior, onde os educadores aprendem sobre o Quadro de Pedagogia da Sustentabilidade e como aplicá-lo na sua prática docente.
  • Criação de um Centro de Pedagogia da Sustentabilidade interativo e de acesso aberto que inclua tutoriais, materiais prontos para uso, metodologias passo a passo, fóruns de discussão e depoimentos em vídeo de educadores que tiveram experiência com tais pedagogias.
  • Organização de uma Palestra de Ensino MoreThanHuman online.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO