COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE | LAURA ESQUIVEL
Porque o verão é tempo de rumar para novos horizontes, proponho uma obra leve e envolvente, que transporta o leitor para um mundo da fantasia.
Neste romance mágico e intemporal, mesclam-se aromas e sabores com uma história de amor cativante. A narrativa inscreve-se na tradição do realismo mágico, tão marcante na literatura latino-americana, que associa a realidade ao maravilhoso e ao surrealismo. Para quem nunca se aventurou nos meandros desta corrente literária, esta é a oportunidade de se deixar seduzir e de embarcar numa viagem multissensorial ao imaginário coletivo da cultura mexicana.
A história desenrola-se num rancho em Piedras Negras, no início do século XX, entre cozinhados e receitas, amores e desamores, mitos e lendas. Tita, a mais nova das mulheres da família De La Garza, está proibida de casar, condenada pelo peso ancestral e infrangível das tradições familiares a cuidar da mãe até ao fim dos seus dias. Perante esse infortúnio, Pedro, o seu grande amor, decide casar com Rosaura, a irmã de Tita, sendo essa a única forma de estar perto da sua amada. E durante vinte e dois anos Tita e Pedro vivem sob o mesmo teto, dominados pela paixão não consumada. Cada um dos doze capítulos abre com a receita de um prato inspirado na gastronomia da região norte do México. A comida é a metáfora usada para aludir a todo o tipo de emoções ou de sentimentos, como o desejo, a volúpia e a paixão, mas também a tristeza, a angústia e o desencanto.
Nestas férias, deixemo-nos envolver pela narrativa fluida e extraordinária de um romance encantador, que é, essencialmente, uma celebração da vida e do amor. Permitamos que os deliciosos aromas de cada receita nos inebriem. Como Água para Chocolate é um convite à evasão dos sentidos, à sensualidade, ao mergulho num mundo fascinante e mágico, onde tudo ganha proporções desmesuradas e onde a história se vai desfiando com a subtileza dos amores proibidos.
Amália Fonseca, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem do Sabugal, agosto 2022