Mensagem do Presidente da AAUAb

A AAUAb conta com cerca de 18 anos de existência e é parte integrante e a representante de todos os estudantes da Universidade Aberta.

Um projeto que se iniciou com o intuito de minorar o isolamento dos estudantes. Hoje mais do que nunca, necessitamos de humanizar o sistema, não porque as pessoas envolvidas não sejam humanas, ou porque não executam as suas obrigações com dedicação, mas porque hoje é fundamental que consigamos humanizar a tecnologia.

As tecnologias com mais sucesso, têm sido aquelas que se focam nas pessoas que vão utilizá-las, e nas suas necessidades. De que nos serve, por exemplo, AAUAb altamente tecnológica se não responde aos interesses dos estudantes?

A tecnologia constrói pontes, com enormes benefícios, como é o caso do EaD. Uma tecnologia que permite a milhares de estudantes alcançarem o sonho acadêmico.  Um modelo pedagógico premiado e único em Portugal, contudo no nosso entender, é nossa obrigação, enquanto estudantes, de o aproveitar o melhor possível e de contribuirmos para o melhorar ainda mais, conjugando os seus benefícios com os sentimentos e as emoções de quem dele se serve, ou seja, de o humanizarmos. Entendemos por isso que é hora de dar voz aos estudantes, de estarmos atentos aos seus anseios e preocupações e de comunicarmos de uma forma pensada e testada, um esforço que tem de ser conjunto de toda a comunidade acadêmica. Uma comunicação bilateral, onde todos tenhamos a certeza que todos são ouvidos e escutados.

É hora de dar voz aos estudantes porque isso é do interesse de toda a Universidade, o que implica que exista uma AAUAb com capacidade participativa e interventiva, de discutir frontalmente os problemas, apresentando e participando nas soluções. É hora de dizer basta à solidão.

Permitam-me que anuncie apenas dois projetos que são reveladores desta determinação dos estudantes: os delegados por licenciatura e o Centro de Estudo.

Com a criação da figura dos delegados de licenciatura, a comunicação tenderá a ser muita mais rápida e consistente na qualidade da informação, pelo que o tratamento de qualquer problema será muito mais célere.

Em segundo, o Centro de Estudos. O Centro de Estudos será para nós o grande projeto. Queremos dar uma nova vida à WIKI, para que a informação esteja ao acesso de todos, de uma forma livre e rápida. Pretendemos convidar docentes a participar em workshops, videoconferências, convidar personalidades a debaterem assuntos das diversas licenciaturas.

É altura de a AAUAb querer fazer parte da história de sucesso da UAb, é altura de querermos também construir, em conjunto, essa futura história.

É importante que todos os estudantes percebam a importância em participarem e também de colaborarem.

A diferença és tu que a constróis… vem connosco construir este nosso futuro…

Saudações académicas,

 

 

 

Paulo Ramos de Carvalho
Presidente da Direção da Associação Académica da UAb

 

Novembro 2020 #143