O regime de elearning da Universidade Aberta permitiu-me realizar o sonho de uma formação superior que nunca tinha sido possível por viver longe e trabalhar durante o dia.
Sou Funcionária Pública há 43 anos e apesar de ter frequentado vários cursos ao longo da minha carreira, sempre tive vontade de ir mais longe na minha formação. Tal não foi possível porque vivo numa ilha onde não havia universidade pós laboral.
A Universidade Aberta foi a opção, no princípio duvidava que após tantos anos de interregno fosse capaz de tornar a estudar. Porém, com o apoio e as informações fornecidas pela UAb comecei e em 4 anos completei a minha licenciatura.
Os horários flexíveis, a possibilidade de ir escolhendo as disciplinas conforme o meu critério ajudaram o meu propósito.
Claro que foi preciso muito empenhamento e vontade, porém hoje sinto muito orgulho de ter atingido esse objetivo que se traduziu na evolução da minha carreira. Hoje sou Técnica Superior e quando me reformar irei ter uma pensão de reforma totalmente diferente.
Acima de tudo o meu testemunho é no sentido de alertar que nunca é tarde para estudar, comecei o curso com 56 anos de idade e licenciei-me aos 60 anos.
A Universidade Aberta com a política académica de portas aberta e o ensino a distância, faculta o contacto entre os alunos de vários países que interagem através da plataforma, proporcionando o conhecimento com outras realidades bem difíceis que nos dão ânimo para continuar em frente.
O curso e a aprendizagem através da Universidade Aberta ultrapassaram as minhas expetativas dado que pude ir conciliando a minha vida profissional, familiar e académica conforme o meu critério.
Susana Ávila
(Terceira, Açores)
Licenciada em Ciências da Informação e Documentação