O Laboratório de Educação a Distância e eLearning

O LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT) foi criado em 2007, tendo com objetivos apoiar a virtualização da Universidade Aberta (UAb), monitorizar a implementação do Modelo Pedagógico Virtual, desenvolver produtos e aplicações para o ensino online e apoiar a formação docente avançada. Para além disso, propunha-se ser um observatório internacional de acompanhamento de tendências e práticas internacionais na área da Educação a Distância e eLearning.

Presentemente, o foco de investigação do LE@D centra-se em torno das temáticas que envolvem a Educação a Distância, a Educação Aberta, eLearning e os vários fenómenos que abrangem a cibercultura e a Sociedade em Rede.

No âmbito do processo de avaliação das Unidades I&D, levado a cabo pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que terminou no presente ano, o LE@D obteve a classificação de BOM e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades de investigação.

Em termos da estrutura organizativa, a unidade de investigação tem uma coordenadora científica, um conselho científico, um conselho coordenador. Com o objetivo de zelar pela adoção de elevados padrões de conduta ética na investigação o LE@D dispõe de uma Comissão de Ética, com carácter consultivo, e de uma Comissão Externa de Acompanhamento constituída pelos professores Terry Anderson da Athabasca University (Canadá), Albert Sangrà da Universitat Oberta de Catalunya (Espanha) e António Sampaio da Nóvoa da Universidade de Lisboa (Portugal).

O LE@D está organizado em dois eixos – Educação Aberta a Distância e eLearning e Cibercultura na Sociedade em Rede – em torno dos quais se desenvolve a sua investigação e a sua produção científica. Até ao presente, os investigadores do LE@D participaram em mais de trinta projetos internacionais financiados e em cerca de vinte projetos nacionais.

A unidade de investigação tem vindo a estabelecer acordos de parceria com instituições do Ensino Superior nacionais e estrangeiras, centros de investigação, escolas do ensino básico e secundário e outros organismos da sociedade civil.

Constituem prioridades de desenvolvimento estratégico do LE@D, a curto e médio prazo, a   consolidação e aprofundamento de projetos/investigação em curso, através da sua submissão com vista à obtenção de financiamento nacional e internacional, e o desenvolvimento de novos projetos de investigação em áreas emergentes. A unidade de investigação pretende igualmente aprofundar a sua estratégia de internacionalização e alargar a sua rede de parcerias e participação em redes nacionais. O LE@D encontra-se comprometido com as práticas de Ciência Aberta que são transversais a toda a sua investigação e produção científicas.

O LE@D dinamiza anualmente um conjunto de iniciativas de disseminação da investigação produzida, tendo em 2019 organizado, em conjunto com o Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta, a nextED – Conferência Internacional de Educação Aberta, a Distância e em Rede. Promove, regularmente, microConferências temáticas e as LE@D´Talks e LE@D´Works.

Desde 2018 publica a revista RE@D- Revista de Educação a Distância e eLearning dedicada às temáticas de investigação da unidade de investigação.

 

Lina Morgado
Coordenadora Científica do LEaD

Novembro de 2019 #131