Em audiência do passado dia 20 de setembro, a obra Portugal Católico – A Beleza na Diversidade foi oferecida ao Papa Francisco, momento em que foi também entregue uma mensagem especial do reitor da Universidade Aberta, Prof. Doutor Paulo Dias.
A obra foi igualmente apresentada à comunidade portuguesa no dia 19, no Instituto Português de Santo António, em Roma, evento que contou com o apoio da Embaixada Portuguesa junto da Santa Sé.
Sob a direção de José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira, esta edição do Círculo de Leitores foi concebida no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH -Universidade Aberta) para assinalar a visita do Papa Francisco a Portugal. Editada com especial cuidado gráfico, conta com a participação de especialistas, investigadores e intelectuais de vários quadrantes.
O exemplar único e especial desta obra, que alguns já consideraram a “Capela Sistina da Edição Portuguesa”, foi preparada no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH-Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), em cooperação com professores de vários centros de investigação da Universidade de Coimbra, bem como de outras universidades portuguesas. É de assinalar o facto de a obra se constituir como o primeiro resultado do projeto intitulado Portugal Religioso e Espiritual (Cultura, Arte e Património), também promovido pela CIDH (da Universidade Aberta), o qual terá uma sequência de outros volumes, dedicados, nomeadamente, ao Portugal Judeu, ao Portugal Islâmico, ao Portugal Protestante, etc.
Desde a sua origem, este projeto privilegiou dois públicos: Sua Santidade, o Papa Francisco, que recebe um exemplar único da obra, no marco importante da sua vinda a Portugal, e o grande público, dos mais variados quadrantes socioculturais, crentes e não crentes. Para o público em geral, a obra será lançada numa edição especial do Círculo de Leitores, em novembro de 2017, e, posteriormente, numa edição corrente, em abril de 2018.